
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância desta data está nas discussões feitas em torno da poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Na Fundação Pró-Rim temos várias ações que aplicamos em prol do cuidado com o meio ambiente, que são:
– Separação correta dos resíduos recicláveis, infectantes, não recicláveis, pilhas e material eletrônico garantindo a segurança de quem despreza e transporta para tratamento adequado.
– Captação do óleo de cozinha na comunidade com a parceria de empresa que produz biodiesel e reverte em cestas de alimentação para os pacientes.
– O serviço de Voluntariado reutiliza os resíduos recicláveis como garrafa pet e caixas de leite, produzindo artigos pra distribuição aos pacientes.
– Reaproveitamento da água não utilizada no tratamento de diálise para o uso nos sanitários do IPREPS.
– Palestras, teatro e gincanas voltada à Educação Ambiental nas unidades.
– As novas máquinas de hemodiálise adquiridas, além de uma excelente qualidade, reduzem o consumo de energia e água.
– Utilização dos papeis frente e verso para diminuição do consumo.
– Informatização nos consultórios e diálise, tornando mais ágil o atendimento e reduzindo também o consumo de papel.
São inúmeras ações que fortalecem a cada dia nossa missão de Salvar Vidas. É igualmente importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
Cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por: Rosenilde Schulz, Bióloga da Fundação Pró-Rim