
Na sexta-feira, 28 de junho, aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisa Pró-Rim em Joinville a 2º Reunião Trimestral do ano.
Profissionais das unidades de Santa Catarina e Tocantins (videoconferência) participaram e acompanharam as apresentações de indicadores, resultados e trabalhos desenvolvidos nas unidades.
Na abertura, conduzida pelo diretor clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, que programa os temas e conduz a reunião, todos pararam para cantar o Hino Nacional e refletir sobre a manifestação popular que ocorre no Brasil. O diretor lembrou que este é também um bom momento para se discutir sobre a situação das clínicas de diálise no país e buscar melhorias conjuntas para esta necessidade que cresce cada vez mais.
Dados e resultados da diálise e dos transplantes
A apresentação sobre os resultados clínicos da hemodiálise foi conduzida pelo coordenador do setor na Pró-Rim, Dr. Paulo Cicogna. Até maio foram realizadas cerca de 60 mil sessões de hemodiálise. Também foi comemorada a taxa de mortalidade que continua baixa. O nefrologista destacou a importância de dar continuidade às ações educativas de controle à hipertensão dos pacientes.
A coordenadora do setor de transplantes, Dra Luciane Deboni, tratou sobre a meta anual de 132 transplantes da Pró-Rim e as ações que precisam ser tomadas para se atingir esse objetivo. Destacou também a participação da equipe multidisciplinar no programa “Vida em Foco” a convite do laboratório Novartis, que escolhe 5 profissionais de centrais de transplante em todo país para debater sobre métodos para a adesão de pacientes pós-transplantados.
Direto da unidade de Palmas o médico Dr. Antonio Amadeu Gianasi (TO) apresentou por videoconferência os resultados de acesso vascular (fístula/cateter) e compartilhou a realidade dos pacientes locais. Os resultados preliminares da utilização de uso único na Unidade de Balneário Camboriú também foram apresentados ao grupo pela Dr. Ceres Fabiana Felski da Silva.
Segundo o Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, presidente da Pró-Rim, a reunião trimestral é um momento rico em aprendizado e serve também para integrar as equipes num único pensamento. Como incentivo a este pensamento ocorreu a palestra motivacional com o tema “Confiança Corporativa”. Sob orientação do gestor do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde – IPREPS, Guilherme Maggi, que apresentou excelentes resultados do Instituto, o desafio é de confiar mais!
Adesão do paciente e equipe interdisciplinar
A área da pesquisa também foi enfatizada durante a reunião, por meio de uma mesa redonda sobre “Como integrar as ações da equipe multidisciplinar para melhorar os resultados no tratamento dos pacientes” formada por representantes da psicologia, nutrição, enfermagem, assistência social e medicina.
Foi um momento de interação entre todos os profissionais que acompanharam algumas pesquisas sobre os 10 principais fatores que influenciam a adesão dos pacientes renais ao tratamento. Entre os pontos destacaram-se a aceitação da doença, a confiança na equipe e a existência de redes de apoio ao paciente.
O incentivo à participação das famílias, visitas domiciliares, estudos específicos sobre grupos, rodas de conversa e encontros periódicos foram algumas das sugestões trazidas pelo grupo para serem estudadas e praticadas.
A próxima reunião trimestral será em setembro, quando os profissionais da Pró-Rim terão novamente a oportunidade de trocar conhecimento e informações.