
Hoje, 15 de maio, comemora-se o dia do Assistente Social. Como o nome já diz, é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
Na Fundação Pró-Rim são nove profissionais que atendem em todas as unidades. Nesta área, na Pró-Rim, as mulheres predominam. São 100 por cento. Elas mediam situações de conflitos, orientam as famílias dos pacientes renais e esclarecem seus direitos.
Muitas vezes, encaminham adolescentes para cursos profissionalizantes, que por sua vez são inseridos no mercado de trabalho, via programas governamentais. Esta providência ajuda na renda familiar e na formação dos jovens. Além disso, as assistentes sociais fazem valer o direito dos pacientes ao transporte público, acesso aos medicamentos e todas as garantias constitucionais.
Em muitos casos a orientação é direcionada para famílias onde há violência e maus tratos contra mulheres, crianças e idosos. Em outras questões, mais emergenciais, encaminham laudos sociais ao Ministério público. Tudo para garantir mais qualidade de vida e proteção aos pacientes renais e aos seus familiares.
A Coordenadora do Serviço de Assistência Social da Pró-Rim, Mariléia de Souza, explica que do início deste ano até a primeira quinzena de maio foram 899 atendimentos, a maior parte em procedimentos de acolhimento e escuta. Ou seja, detectar as fragilidades dos pacientes, para em outra etapa providenciar as medidas necessárias. “Eles sabem que sempre podem contar conosco”, enfatiza Mariléia.
Segundo ela, a maior gratificação para quem trabalha nesta área é ver a satisfação dos pacientes e a melhora na qualidade de vida de cada um. “Afinal, fazemos o complemento do tratamento e, muitas vezes, resgatamos a dignidade e a cidadania de quem se sente fragilizado pela doença. Tudo isso faz parte da missão de todos que trabalham na Fundação Pró-Rim, que é salvar vidas”, define.
As assistentes sociais das unidades de Santa Catarina (SC) se reuniram ontem, 14/05, para comemorar a data com um delicioso café colonial. Devido à longa distancia as profissionais de Tocantins (TO) não participaram, mas foram lembradas com carinho durante o encontro.