
Essenciais no tratamento digno as pacientes renais crônicos, as assistentes sociais da Pró-Rim tem muito o que comemorar neste dia 15 de maio. Elas estão sempre atentas às necessidades dos pacientes em vulnerabilidade social e levam informações sobre seus direitos como cidadãos.
A coordenadora do Serviço Social da Pró-Rim, Mariléia Souza, explica que o paciente muitas vezes desconhece seus direitos. “A vulnerabilidade está diretamente relacionada à falta de acesso à informação, aos serviços básicos de educação, saúde, habitação, emprego, previdência social, entre outros”, afirma.
A orientação aos pacientes de outros estados que desejam realizar o transplante com a Pró-Rim também é feita pela Assistência Social. “Nós acompanhamos o paciente em todas as etapas pré e pós-transplante, dando informações importantes sobre exames, TFD, hospedagem, etc”, explica a assistente social Olinda Silva.
Informação para os pacientes em hemodiálise
Com o objetivo de incentivar o exercício da cidadania de forma lúdica e criativa, as assistentes sociais iniciaram um projeto para levar informação aos pacientes renais em hemodiálise. A dinâmica funciona da seguinte forma: o paciente que responde corretamente à pergunta ganha um presente simbólico, fruto de doações recebidas.
“Percebemos que os pacientes têm bastante dificuldade em entender as leis e os benefícios a que têm direito. Por isso, demos a eles um texto para estudo. As perguntas funcionam como incentivo, para que eles realmente tenham conhecimento sobre o assunto”, explica Mariléia.
O paciente Antônio Rodrigues de Oliveira, 60 anos, respondeu corretamente à pergunta sobre aposentadoria e ganhou um edredon. “Eu estudei bastante o texto e pude me informar sobre meus direitos. Foi bastante útil para mim”, afirma.
Para entrar em contato conosco por intermédio do Serviço Social, ligue para (47) 3431-3800.