
No dia 13 de março será comemorado o Dia Mundial do Rim. Mundialmente são realizadas ações e eventos em apoio à data, que neste ano tem como tema: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”.
A campanha ressalta a importância do cuidado com os rins frente ao envelhecimento e tem como ideia central chamar a atenção para a alta prevalência da Doença Renal Crônica (DRC), especialmente entre os idosos.
Segundo dados do IBGE, cerca de 10% da população brasileira tem mais de 65 anos de idade. Por esta razão, este ano o tema central da Campanha destaca a relação entre o envelhecimento e a DRC. Após os 40 anos observa-se a diminuição de cerca de 10% da função renal por década. Também há redução da água corporal total e queda na sensibilidade do mecanismo da sede, sendo importante fazer avaliação da saúde renal, principalmente a partir dos 50 anos.
De acordo com os últimos dados da SBN há no Brasil em torno de 100 mil pessoas em diálise. Desses, 30% com mais de 65 anos de idade, sendo essa frequência três vezes mais elevada do que na população geral.
Programação
Para alertar a população sobre o tema, a Fundação Pró-Rim fará ações de prevenção em comemoração ao dia. A programação – que estará disponível no site www.diamundialdorim.com.br, inclui distribuição de panfletos educativos, eventos e palestras para grupos de terceira idade nas cidades em que atua (Santa Catarina e Tocantins).
Em Joinville haverá uma campanha de prevenção no dia 13, das 9 às 21 horas, no Supermercado Giassi com a realização de exames gratuitos e orientação com profissionais da saúde. São parceiros da Pró-Rim nesta campanha a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Drogaria Catarinense, Autopista Litoral, Supermercado Giassi, Impressora Ipiranga, Diocese de Joinville, Água Vila Nova e RBS TV.
Sobre a Doença Renal Crônica
A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.
Segundo o último senso da SBN as principais causas são a hipertensão (33,8%) e diabetes (28,5%). Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina, podem evitá-la.
O objetivo das campanhas no Dia Mundial do Rim é a prevenção, e desta forma torna-se fundamental alertar para os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. “Nosso propósito é mostrar à população que com hábitos saudáveis e realização de exames simples é possível se prevenir”, destaca Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, presidente da Pró-Rim.