
O Dia Mundial do Rim será comemorado no dia 12 de março com ações espalhadas por todo mundo. O tema da campanha deste ano é “Saúde Renal para todos”, mostrando o quanto a doença é silenciosa e todos precisam se prevenir adotando hábitos saudáveis diariamente, ingerindo água, mudando o estilo de vida e tomando cuidado especialmente com a hipertensão e diabetes, que ainda são as principais causas da insuficiência renal.
A Doença Renal Crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo o último senso da Sociedade Brasileira de Nefrologia as principais causas são a hipertensão (33,8%) e diabetes (28,5%). Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina, podem evitá-la.Uma das principais dificuldades de se lidar com o problema é a falta de diagnóstico. Pois, na maioria das vezes, as pessoas não apresentam sinais ou sintomas que alertem a doença e só é descoberta numa fase avançada, em que as alterações já são irreversíveis.
Para alertar a população sobre o tema a Fundação Pró-Rim– referência nacional no tratamento de doenças renais – vai realizar ações de prevençãodurante esse período. Serão feitas campanhas de orientação e realização de exames em praças locais, shoppings, ações de panfletagem, palestras, entre outras atividades. “Nosso propósito é mostrar à população que com hábitos saudáveis e realização de exames simples é possível se prevenir”, destaca Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, presidente da Pró-Rim.
Além dos eventos, uma campanha na Internet será realizada. No hotsite www.diamundialdorim.com.br a Pró-Rim disponibilizará além da programação das atividades, um conteúdo completo elaborado pelos profissionais da instituição com vídeos, artigos e dicas sobre o tema.