
Transplante renal será feito pela equipe da Pró-Rim em SC “Se sua mãe não aceitar fazer hemodiálise, daqui às 2h ela poderá morrer”, assim começou há 4 anos a história de luta pela vida entre a paciente renal Devanir Alves de Barros e de sua filha Rosiane Alves de Barros, que se prepara para retribuir à mãe o dom da vida, através do transplante renal.
Enquanto via sua mãe desfalecer, Rosiane tentava convencê-la a aceitar o tratamento. Foram minutos eternos de uma luta incansável pela vida da mãe, até que Devanir balançou a cabeça com um sinal positivo. “Eu sai correndo pelo hospital a procura do médico, para mim era um sinal de Deus aquele sim”, relembrou a filha. Desde aquele dia, Devanir de 59 anos precisa da máquina de hemodiálise para viver. Mas, graças ao apoio de sua filha, no mês que se comemora o Dia das Mães, esta história tomará outro sentido.
Este ano o Dia das Mães será comemorado no dia 11 de maio. Rosiane e Devanir estarão juntas, mais juntas do que nunca já que o transplante renal de Devanir está marcado para acontecer no mesmo mês. A doadora será a filha Rosiane, que lutou pelo sim de Devanir à vida e que agora será responsável pela vida nova da mãe. Para Rosiane tudo faz parte de um plano maior “Essa é minha missão, lutar pela vida de minha mãe e vou até o fim”.
Devanir é do Mato Grosso, tem quatro filhos e vive em Rondonópolis. Hipertensa, em 2007 ela descobriu que sua função renal havia sido abalada cronicamente pela falta de cuidado com a pressão alta.
Ela e a filha conheceram pessoas que haviam realizado o transplante renal pela Fundação Pró-Rim. Souberam do sucesso das cirurgias e menos tempo da lista de espera em Santa Catarina. Não hesitaram em deixar tudo para trás em busca de um grande sonho. Devanir e Rosiane vieram juntas para Joinville e com elas está a família, dando o apoio necessário às duas guerreiras.
A ansiedade das duas é quase inevitável. “Passar o Dia das Mães juntas já é emocionante, imagina sabendo que daqui a tão pouco tempo minha mãe estará transplantada”, tenta resumir Rosiane em um desabafo de gratidão e força por tudo que está acontecendo na vida da família. ”Será um dia especial: o nosso último Dia das Mães antes de uma mudança que marcará as nossas vidas”.