
Diante de todas as dificuldades o Voluntariado da Fundação Pró Rim continuamente trabalha em prol dos pacientes renais desfavorecidos, levando ajuda com doações de alimentos e móveis mesmo nos locais mais adversos. Nesta sexta – feira, 19 de fevereiro, uma verdadeira peregrinação foi feita até a casa da paciente Edeltraut Beilke de Araujo, moradora da comunidade de Vila da Glória – São Francisco do Sul. Para chegar até a casa da paciente foi preciso enfrentar estradas de chão, atravessar o mar através de uma balsa e passar por trechos difíceis.
Embora o local aonde resida a paciente seja paradisíaco as adversidades são muitas se comparadas aos benefícios. Com a chegada da equipe na casa da paciente, Edeltraut de 52 anos conta sua história destacando seus quase 5 anos de tratamento em hemodiálise. E que com grande dificuldade comparece as sessões enfrentando três vezes por semana uma longa jornada até a Fundação Pró Rim. Para facilitar seu tratamento seu marido vendeu seu barco de pesca para comprar uma moto em que leva a esposa até um trecho aonde Edeltraut atravessa de barco um trecho da Vila da Glória para chegar até o centro da cidade de São Francisco do Sul.
De São Francisco do Sul a paciente pega a condução com outros pacientes que também fazem tratamento em Joinville.Geralmente Edeltraut acorda as seis da manhã para poder fazer hemodiálise a tarde. Na volta chega em casa as sete da noite quando não perde o barco que a traz para casa. A rotina de Edeltraut é exaustiva, o fato de ter que voltar para casa de barco torna o percurso mais desconfortável deixando-a sofrer com o mal estar. “Faço todo este esforço pelos meus filhos, senão acho que eu já teria desistido” revela a paciente.
O Voluntariado da Fundação Pró Rim presta serviços como distribuição de cestas básicas, remédios, roupas e também conta com o auxilio de um bazar e eventos paralelos que custeiam muitas ações. A participação e intervenção na vida destes pacientes é de extrema necessidade já que a maioria atendida pelo voluntariado é de carentes. Sem esse suporte muitos dos pacientes atendidos passariam mais dificuldades ainda. O voluntariado agradece a doação dos móveis e utencílios domésticos feito a paciente Edeltraut e se dispõe em buscar doações a serem feitas.
Para ajudar o voluntariado ligue para (47) 3431-3800 ou envie um e-mail para voluntariado@prorim.org.br