Após perder a função dos rins, Valdeir Soares de Oliveira ficou sabendo da oportunidade de realizar o transplante renal em Joinville (SC). Depois de 4 meses em lista, ele fez a cirurgia e hoje vive uma vida com mais qualidade.
A história de Valdeir Soares de Oliveira mostra como o transplante renal pode transformar uma vida. Natural de Minas Gerais, ele perdeu um dos rins aos 7 anos de idade e aos 43 anos veio a confirmação da insuficiência renal. O inchaço no corpo foi o alerta de que algo estava errado.
Em uma das conversas com seu nefrologista, foi questionado sobre o interesse em fazer o transplante renal. O médico comentou sobre a Fundação Pró-Rim e que uma das pacientes, já conhecida por Valdeir da clínica de diálise, teria ido para Joinville (SC) tentar o transplante. Esta paciente realizou a cirurgia em pouco tempo, o que deixou Valdeir esperançoso.
“Viemos para a consulta na Fundação e na semana seguinte já estávamos de mudança para a cidade. A minha família veio comigo, pois tínhamos a esperança de melhorar a minha saúde”, relembra Valdeir. Após 4 meses na lista do transplante e realizando o tratamento de diálise peritoneal, o paciente foi chamado para a cirurgia no Hospital Municipal São José.
“Não sabia que o transplante faria tão bem para minha saúde. Hoje tenho muito mais disposição”, comemora o paciente, que se sente mais motivado para fazer as atividades e tarefas do dia a dia. Um novo hobby adquirido por Valdeir após o transplante foi o ciclismo, de volta a sua cidade Governador Valadares (MG), ele percorre muitos quilômetros com sua bike.
“Quando me recordo de como cheguei aqui (na Pró-Rim) e como estou atualmente, é muito diferente. Sou outra pessoa”, comenta Valdeir, que retorna a clínica para realizar as consultas de acompanhamento pós-transplante. “As pessoas doentes renais precisam saber dos benefícios do transplante. Saber que existe outra possibilidade de vida além da máquina de diálise e buscar por esse direito. Eu sou o exemplo disso e gostaria que muitos outros pacientes pudessem viver o que estou vivendo”, evidencia Valdeir sobre a vivência após o transplante renal.
O paciente Valdeir participou de uma matéria para a TV Leste (MG) sobre a importância da Doação de Órgãos. Clique aqui e confira a entrevista.
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim