Desde a inauguração, 56 pacientes desta unidade foram contemplados com transplante renal.
A Unidade de São Bento do Sul (SC), da Fundação Pró-Rim, completa 21 anos nesta quinta-feira, (07/04/22). Atualmente são 46 pacientes que se submetem ao tratamento de hemodiálise ou diálise peritoneal. “Alguns começaram há menos de 30 dias e outros são mais longevos, como a paciente Eva Lozeiko, que completa este ano 35 anos de hemodiálise, uma verdadeira guerreira e símbolo da nossa unidade”, destaca o médico nefrologista Marcos André Alcântara Viana, responsável técnico pela Unidade desde a sua inauguração.
Qualidade de Vida
Marcos Viana enfatiza que durante este período, 56 pacientes oriundos da região de São Bento do Sul, receberam o transplante renal. Segundo ele, a ideia de viabilizar a unidade para a região partiu dos fundadores da Pró-Rim, médicos Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho. “Antes da implantação da clínica, os pacientes precisavam viajar três vezes por semana até Joinville (SC). Ou seja, em dia de tratamento o tempo deles era praticamente tomado por viagens e pelo processo dialítico, causando desgaste físico e emocional”, relata o médico.
Estrutura
Ele explica que a unidade conta com 14 funcionários efetivos entre médicos, enfermeiras, auxiliar administrativo, zeladora, psicólogo, assistente social, técnicos de enfermagem, além de duas estagiarias técnicas de enfermagem. “Também recebemos apoio de Joinville com nutricionista e dois médicos. Nos últimos 30 dias encaminhamos dois pacientes para transplante renal, ambos com total sucesso na cirurgia”, comemora o nefrologista.
Salvar vidas
Para o Dr. Marcos Viana, “a Unidade de São Bento do Sul é importante engrenagem da Pró-Rim, pois todos os princípios adquiridos há mais de 20 anos de treinamento dentro da Fundação, foram aqui colocados em pratica, como ética, tratamento humanizado, tudo com certificação internacional e, principalmente, a missão de salvar vidas”, conclui o responsável técnico pela Unidade de São Bento do Sul.
Léo Saballa
Comunicação – Fundação Pró-Rim