
A médica nefrologista da unidade Pró-Rim de Balneário Camboriú, Dra. Ceres Fabiana Felski da Silva, lançou o livro “Uma Viagem Diferente”, da editora Penalux durante o Encontro dos Pacientes e Colaboradores da Fundação Pró-Rim, no dia 24 de outubro.
A obra é baseada na vida de Eduardo (nome fictício) que descobre ser portador de Doença Renal Cônica (DRC). O nome do livro é justificado pela autora da seguinte forma: “Quando fazemos uma viagem todo o roteiro é planejado. Mas, se algum imprevisto acontece, largamos de lado? Deixamos o filho de lado? Desistimos da viagem? Não, apenas vamos “viajar” de uma forma diferente. Nem melhor, nem pior, apenas diferente”, explica.
Apaixonada por literatura a médica sentiu a necessidade de falar sobre a doença renal de uma forma que as pessoas tivessem mais facilidade para assimilar, e então uniu literatura e ciência.
“O diagnóstico precoce pode mudar a evolução ou pelo menos retardar a necessidade de diálise, dando melhor qualidade de vida ao paciente. É isso que busco. Que os portadores de alguns graus de disfunção renal que andam pelas ruas sem nem imaginar seu problema, possam ter acesso a informação e consequentemente ao tratamento”, enfatiza.
A história contada por Ceres representa as várias vividas pelos pacientes renais crônicos. Do descobrimento da doença até o tratamento dialítico. Ela pensa em lançar outros livros, mas afirma que no momento a prioridade é divulgar conhecimento.
Mas a viagem de Eduardo ainda irá continuar. Segundo a escritora ele passará ainda pela hemodiálise e transplante. “Foi incrível a experiência de ver através da ótica do leitor. Isso porque enquanto escrevia alguns trechos mais delicados para o personagem, eu me pegava muitas vezes chorando, sentindo a dor dele, da família. Revivia as cenas que vemos diariamente, mas sob a ótica do expectador”, revela a médica.
O livro “Uma Viagem Diferente” pode ser adquirido aqui no site da editora.