
O Natal é uma data que deveria ser celebrada sempre, as pessoas ficam mais alegres, mais solidárias, mais amorosas. Nessa época todos lembram do próximo e de fazer o bem. Mas na Fundação Pró-Rim o Natal é diferentes, nossos pacientes esperam o ano inteiro por pequenas ações que ajudem a amenizar o sofrimento de um tratamento cansativo e recorrente. Fazer hemodiálise é muito mais que passar quatro horas, três vezes por semana ligados na máquina. É ter paciência, fé, felicidade própria e muita, mas muita gratidão.
Essa é a lição que nosso querido Papai Noel Valdevino Pereira ensina a todos durante todo o ano. A vida é algo passageiro e devemos fazer o bem em tudo que pudermos, pois a chance das pessoas retribuírem dessa forma é muito maior. Valdevino tem insuficiência renal e diabetes e há quase 3 anos faz hemodiálise. Sempre está com sorriso no rosto, palavras de gratidão e é sempre muito paciente. Não reclama de nada e agradece a cada dia pela vida. Em novembro faz uma mobilização para arrecadar brinquedos para doar a crianças carentes. Já não pode mais encarar as jornadas de shoppings e lojas, por isso trabalha por conta própria fazendo essas ações. Vez e outra participa de alguns eventos particulares ou públicos.
Uma roupa nova
No final do ano passado falou sobre a vontade que tinha de fazer uma roupa nova para o próximo Natal, já que as que usavam eram simples e com o tempo iam desfiando a costura. Neste ano ele conseguiu alguns tecidos de doação e numa conversa com a equipe de assistentes sociais elas conseguiram viabilizar uma costureira para fazer a roupa. Para fazer a entrega da roupa, funcionários da Fundação Pró-Rim levaram um pouco do espírito natalino à hemodiálise, afinal não é todo dia que um Papai Noel ganha um presente. Todos foram com gorrinhos de natal, cantaram a música “Sapatinho de Natal” e realizaram uma homenagem ao bom velhinho.
Essa ação só foi possível graças a solidariedade da estagiária do serviço social Flávia Rodrigues Dias Prochnow, que durante estágio ouvia os pacientes para fazer o diário de campo: “em uma das conversas ele perguntou se eu conhecia alguma costureira e lembrei de uma amiga, foi quando ele mandou o tecido para que ela costurasse a roupa”, conta Flávia. A costureira Samira Borges assim que foi contatada aceitou o desafio e fez a roupa gratuitamente ao Papai Noel.
Foi nítida a emoção nos olhos dele, como sempre foi muito gentil, bateu foto com toda a equipe agradeceu a todos e ainda foi embora distribuindo balinhas à equipe e outros pacientes.
Solidariedade
Você quer ajudar o Papai Noel Valdevino neste Natal? Você pode colaborar doando balas e brinquedos, que o bom velhinho se encarrega de distribuí-los às crianças carentes. Para isso, basta entrar em contato com o Setor de Serviço Social ou de Comunicação da Pró-Rim pelo número 47 3431-3800 ou por e-mail comunicacao@prorim.org.br.
Por: Danielle Oliveira