Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes deixa realizações importantes para a nova gestão.
A nova diretoria da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT) foi eleita em 26 de abril de 2022 e tomou posse em 03 de maio de 2022. Ficando assim constituída:
Presidente: Yussif Ali Mere Junior
Vice-Presidente: Leonardo Gigliotti Barberes
Secretário: Sergio Sloboda
Tesoureiro: Iton da Cunha Barros
Diretor Técnico: Dr. André Luiz Pimentel
Prestação de contas
O Dr. Marcos Alexandre Vieira, médico nefrologista, presidente da Fundação Pró-Rim e que presidiu a ABCDT nos últimos dois anos, destacou que a instituição viveu um período muito produtivo, mesmo durante a pandemia: “Fomos à associação com maior frequência de reuniões com o Ministério da Saúde (segundo avaliação dos técnicos do órgão federal) e colocamos nossos desafios de sustentabilidade para o setor”.
Pandemia
O médico catarinense acrescenta outros itens importantes de realizações: “Durante a pandemia tivemos a construção da codificação para tratamento dos pacientes com COVID; discussão sobre as normativas de segurança em unidades de diálise; vacinação dos pacientes e profissionais da saúde; discussão sobre medicamentos em falta ou com preços abusivos; publicação de medida para destinar recursos para os centros de diálise na pandemia; reajuste da tabela de hemodiálise; discussão com estados e municípios sobre a implantação do cofinanciamento dos serviços de TRS; ações judiciais na defesa dos associados e aulas on-line sobre temas variados de atualização”, descreve Vieira.
O Dr. Marcos acredita que acima de todos os avanços “o mais importante foram as ferramentas de participação do associado, que teve voz e conhecimento do que está acontecendo na condução dos diferentes projetos com sustentabilidade, em defesa de um tratamento diferenciado ao paciente”.
Associativismo
Para finalizar o seu relato, o ex-presidente da ABCDT destaca o associativismo como uma ferramenta de mudança. “Ele constrói caminhos de diálogo dentro de um projeto onde muitos têm os mesmos problemas e objetivos, podendo desenvolver uma sociedade melhor. Vou continuar associado e contribuindo com o crescimento da Associação, de forma regional no nosso Estado, porém, sempre pronto para ajudar nossos colegas que conduzem a ABCDT”.
Léo Saballa
Comunicação – Fundação Pró-Rim