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No Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, última sexta-feira o principal instrumento utilizado pela Fundação Pró-Rim e Univali foi à conversa. Isso mesmo!
Unidos por uma causa nobre, incentivar a doação de órgãos, os alunos do curso de Comunicação e Relações Públicas da Univali junto com a equipe multidisciplinar da Pró-Rim pararam o campus da universidade em Itajai para levar informações aos alunos e visitantes.
Placas, camisetas, banners, flyers e um SIM, maiúsculo, chamaram a atenção para a importância de se conversar com a família sobre a doação. No Brasil mais de 30 mil pessoas esperam em lista por um transplante, e destes 20 mil são por um rim.
Estes dados mostram o quanto ainda é importante levar informação para as famílias sobre o assunto, um tabu para muitas pessoas.
O nefrologista da Fundação Pró-Rim, Dr. José Aluísio Vieira, médico pioneiro no transplante renal em SC participou e enfatizou a importância da realização de campanhas desse tipo. Segundo ele “são fundamentais para a educação e conscientização da população que ainda nega a autorização para a remoção dos órgãos de seus familiares em 50% das vezes.
Rinzito, o mascote da Fundação Pró-Rim, também esteve em campanha e interagiu bastante com as crianças. Giovanna Domenico Santos de 12 anos, do Colégio de Aplicação da Univali, já conhecia o assunto: “Eu acho muito importante ajudar as pessoas que estão precisando de órgãos e o doador deve ter orgulho disso”.
Carta estimula conversa com a família
Como o consentimento da família é a única forma de garantir a doação de órgãos, mais uma vez a conversa, desta vez com os familiares, foi estimulada por toda a equipe que trabalhou na campanha.
Para registrar o desejo pela doação quem passou pelo campus pode assinar uma carta especial e endereçar aos familiares. A carta trazia informações importantes sobre a doação de órgãos e depoimentos de pacientes da Pró-Rim que receberam um novo rim devido a solidariedade e o Sim de famílias conscientes.
Mais de 200 pessoas assinaram a carta, entre elas a acadêmica do 3º período de Comércio Exterior, Paola Schreiber: “Eu quero me sentir útil ao salvar a vida de alguém”, destacou.
A campanha também teve o apoio da loja GigFestas de Itajaí na decoração, da Agencia Teken na criação dos materiais e da Impressul que imprimiu as peças da campanha.