Duas leis, com o mesmo teor, foram sancionadas por Luiz Henrique da Silveira. Primeiro quando ele era prefeito de Joinville (SC) e depois como governador. Objetivo do governante foi chamar a atenção para as doenças renais, que são silenciosas, atingem os rins de forma irreversível e apresentam poucos sintomas. A data definida para concentrar os trabalhos é sempre na última semana de outubro.
Estas leis marcam a Semana de Prevenção e Tratamento das Doenças Renais. A primeira iniciativa foi em âmbito municipal (Joinville) e depois estadual (SC). Em Joinville, a Lei foi sancionada pelo então prefeito Luiz Henrique, em 25 de abril de 2000. Também foi Luiz Henrique quem sancionou a Lei Estadual, quando era governador de Santa Catarina, em 18 de julho de 2007.
Prevenção
Pelo teor da lei, os dois registros são unificados e devem ser lembrados todos os anos, começando sempre no dia 23 de outubro, até o final do referido mês. O objetivo é criar atividades escolares, ações governamentais e sociais, incluindo palestras. Também visa incentivar programas comunitários, chamando a atenção para a importância dos exames de prevenção e tratamento das doenças renais, que, no Brasil, atingem 10 adultos em cada grupo de 100.
Admirador
“As datas servem para marcar o trabalho fundamental e pioneiro, em Joinville, desenvolvido pela Fundação Pró-Rim, que sempre atendeu pelo SUS com extrema qualidade”, declarou o então governador, ao promulgar a Lei Estadual em 2007. Ele morreu em 10 de maio de 2015. Como governante e ocupante de vários cargos públicos, LHS sempre foi um admirador da Fundação Pró-Rim.
Programa Saúde Renal em Pauta
Durante a Semana Estadual de Prevenção e Tratamento de Doenças Renais, chamamos a atenção para as infecções que podem afetar os rins. Além de potencialmente graves, essas infecções podem ser agudas ou crônicas, e em ambos casos o funcionamento dos rins pode ser severamente comprometido.
No Saúde Renal em Pauta desta quinta-feira (27/10), Léo Saballa – Jornalista da Pró-Rim, recebe a Dra. Thaís Franz da Costa – Médica Nefrologista da Unidade de Jaraguá do sul do CTDR, para conversar sobre as principais infecções que afetam os rins, suas causas, consequências e precauções.
A transmissão acontece às 11h30, no Facebook e YouTube da Pró-Rim, assista pelo link abaixo:
Léo Saballa
Comunicação – Fundação Pró-Rim