
Pelo 5º ano consecutivo Santa Catarina lidera o ranking nacional de transplantes.
Em 2013 o estado teve quase 27 doadores para cada milhão de habitantes, praticamente o dobro da média nacional. A participação da Fundação Pró-Rim foi fundamental para o aumento destes números.
No período aconteceram 106 transplantes renais, sendo 88 de doadores falecidos e 18 vivos. Todos realizados pela equipe da Fundação Pró-Rim, em parceria com o Hospital Municipal São José de Joinville e conveniados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
A meta para este ano é de 135 procedimentos. Ao longo da sua história a Pró-Rim registra 1.217 transplantes e está entre as oito instituições que mais transplantam no Brasil, sendo referência na região Sul.
Cada vez mais pacientes de diversas regiões do país tem procurado atendimento em Santa Catarina para a realização do transplante em razão de filas menores e do sistema mais eficiente de captação de órgãos.
Para o diretor clínico da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, o ato cirúrgico é o ápice desta relação entre paciente e equipe interdisciplinar. Mas, segundo ele, tudo começa bem antes, quando a Fundação disponibiliza suporte médico, emocional, social, jurídico e educativo e se estende após o transplante com acompanhamento sistemático.
“A Pró-Rim é uma instituição que detém credibilidade em tudo o que faz a partir da capacidade e determinação de toda equipe, sempre compromissada em salvar vidas”, enfatiza o Dr. Marcos Vieira.
Notícias relacionadas