
Um dia para ficar marcado na história da Fundação Pró-Rim. Após diversas etapas de avaliação, a instituição foi indicada pela auditoria do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (Ipass) para o nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que concede à Pró-Rim o selo de “Acreditada com Excelência”.
A Pró-Rim certifica em nível 3 suas cinco clínicas de diálise, das quais três em Santa Catarina e duas no Tocantins. Em Santa Catarina, é a terceira instituição a conquistar o nível máximo concedido pela ONA e a primeira do estado na área de nefrologia a obter o selo. É também a única instituição de Saúde do Tocantins com a certificação ONA.
A conquista, que será comemorada no Dia Mundial da Qualidade (11/11), é muito significativa por ser um reconhecimento da qualidade em educação, pesquisa e assistência médica na área de nefrologia.
“A Pró-Rim está de parabéns pela capacidade de se reinventar, o que demonstra a maturidade necessária para a conquista do nível 3. Para o futuro, a instituição deve consolidar os processos iniciados, visando garantir a melhor qualidade na assistência”, afirmou a auditora do Ipass Lilian Deisy Woiski.
O presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, destacou que a conquista do nível 3 estava entre as grandes metas da instituição em 2011. “Todos trabalharam muito para fazer com que a Pró-Rim fosse merecedora do nível 3”, enfatizou.
Envolvimento da equipe foi fundamental
O diretor Clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, afirmou que o processo para conquista da excelência foi um aprendizado muito importante. “Pudemos ver toda a equipe sendo melhor todos os dias. Destaco os profissionais de nossas unidades no Tocantins, que fizeram um esforço grandioso para se adequarem a todas as exigências”, disse.
“Agradeço a todos pela ajuda durante o processo e principalmente à direção da Pró-Rim, por acreditarem que éramos capazes”, destacou a coordenadora do Setor de Qualidade, Eviline Neermann.
A certificação ONA envolve estatísticas, relacionamento interpessoal, padronização nos procedimentos de atendimento aos pacientes, entre outras ações. É como a ISO, que avalia a qualidade dos produtos e serviços das empresas.
Saiba mais sobre a Organização Nacional de Acreditação (ONA).