
Nesta sexta-feira, dia 12, comemora-se o Dia do Enfermeiro, profissional da saúde que representa o principal elo entre o médico e o paciente. Na Fundação Pró-Rim esta data representa acima de tudo o reconhecimento ao quadro de enfermagem capacitado. Eles são figuras indispensáveis ao tratamento dos pacientes renais, em razão da fragilidade física e emocional que a doença pode causar. A área da enfermagem na Fundação Pró-Rim é composta por 34 enfermeiros e 209 técnicos de enfermagem em todas as unidades.
A paciente Elizabeth Jaques de Souza, há quatro anos faz hemodiálise na Pró-Rim. Para ela, a equipe de enfermagem transmite segurança aos pacientes. “Eles são muito cuidadosos, dão atenção personalizada e deixam clara a preocupação com a nossa saúde. São solidários quando percebem que a gente não está bem. Para mim, são anjos da guarda que me cuidam e sempre têm uma palavra de otimismo para me motivar”, explica Elizabeth.
“Precisamos estar muito bem preparados e treinados para oferecer aos pacientes um tratamento com dignidade”. É o que manifesta a enfermeira Jacemir Samerdak, gerente de enfermagem da Pró-Rim. Além disso, ela entende que uma virtude indispensável é a humanização do atendimento. “Isso reflete diretamente na melhora do estado de saúde do paciente. Este dia comemorativo serve para a gente refletir sobre a importância do nosso trabalho e o que ele representa para os maiores beneficiados: os paciente renais”, define Jacemir.
O presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, avalia a equipe de enfermagem como “Gente com Amor”. Segundo ele, “o nosso quadro de profissionais é extremamente dedicado, qualificado e voltado para cuidar dos pacientes com carinho, dedicação, respeito, competência técnica e acima de tudo com dignidade. Neste dia, quero agradecer a todos do quadro de enfermagem da Pró-Rim, que fazem a diferença na vida de muita gente”, finaliza o presidente.
Dr. Paulo Cicogna, médico e gerente de hemodiálise da Fundação Pró-Rim, também fez questão de se manifestar sobre a importância desse dia. Para ele a enfermagem tem fundamental no trabalho dos médicos. “Além do suporte em todas as etapas do tratamento, a sua dedicação no dia-a-dia traz resultados surpreendentes na recuperação dos pacientes. Que nesta data eles tenham sempre o reconhecimento do valor imensurável do seu trabalho” lembra o médico.