Rafael Felipe Martins é apaixonado por caminhões desde criança. O motivo real dessa obsessão ele não sabe dizer: “Desde pequeno ficava olhando os caminhões passarem e me fascinava com o tamanho e a beleza de todos”.
A paixão pelas máquinas cresceu junto com ele e o fez criar a fanpage “Os Caminhões mais Top’s do Planeta” no ano passado, exatamente no dia 18 de abril. Rafael comemorou este mês o sucesso, que é um orgulho para ele e sua amiga Cris, que administra junto à tarefa de produzir as postagens.
O passatempo, hoje traz responsabilidade, mas também muita diversão para a rotina do jovem, que recebeu seu novo rim há quatro anos. Antes disso ele passou 1,5 ano fazendo hemodiálise na unidade da Pró-Rim em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, por ser diagnosticado com insuficiência renal crônica.
Rafael lembra que mesmo nas horas difíceis da hemodiálise que fez antes e depois do transplante – devido a um mau funcionamento do rim transplantado – ousava falar sobre o tema com a equipe e outros pacientes, e é claro, continuava compartilhando fotos e mais fotos no seu perfil do Facebook.
Rosa Gasparino que coordena o setor de Psicologia da Pró-Rim destaca que é muito importante para o paciente renal retrabalhar seus gostos e criar novas habilidades para se reintegrar socialmente. “Queremos que o paciente seja o mais independente possível e que crie e recrie atividades para melhorar sua qualidade de vida. Isso é crucial em sua melhora”, completa.
Os caminhões mais Top’s do Planeta, a página
O fato de Rafael ter contato com a ajuda de uma mulher para tocar sua página, a Cris, afasta certo preconceito sobre o tema caminhões. Prova disso é o público curtidor que se iguala na hora de contabilizar, feminino 49,3 e masculino 50,6.
Cris e Rafael se conheceram por meio do Facebook também, por ela demonstrar a mesma paixão. No início eles postavam apenas fotos de caminhões europeus e de outros países. Depois começaram a postar modelos brasileiros e a página “estourou”.Veja aqui uma das publicações que teve mais de 1 mil compartilhamentos.
Sem nenhum investimento, apenas com posts e divulgação em outras páginas e no Twitter Rafael e Cris conquistaram mais de 80 mil fãs, e ele dá as dicas. “Não é tão fácil cuidar de uma pagina. É muita dedicação e trabalho. Não basta também apenas criar, divulgar e pronto, tem que chamar atenção do público postando o que todos gostam”.
Para Rafael ter uma fanpage de sucesso é tudo e ele se sente muito bem em compartilhar a paixão por caminhões com outras pessoas. “Eles são fiéis a nós compartilhando, curtindo e comentando cada foto que a gente posta” destaca.
Rafael conseguiu encontrar na internet uma forma de se relacionar com as pessoas e de estar no meio delas. Segundo a psicóloga Rosa a força de vontade dele foi fundamental, e, provavelmente garantiu todo o sucesso.
“Temos pacientes que também se descobriram assim como o Rafael e que encontraram formas de ter até uma nova fonte de renda e se reingressar socialmente”. Os dois caminhões preferidos de Rafael é o Scania Highline e o Volvo NH12 Globetrotter.