O sonho de fazer um tratamento diferenciado para os pacientes que apresentam doenças renais crônicas, bem como a constatação das dificuldades existentes na saúde pública, levou os dois médicos nefrologistas, Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, a mobilizarem a comunidade, culminando com a criação da Fundação Pró-Rim em 22 de dezembro de 1987.
Uma entidade de administração privada, filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal.
A Fundação Pró-Rim recebe cerca de 99% dos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde, SUS. Anualmente realiza mais de 100 mil sessões de hemodiálise e já ultrapassou a marca dos 1.940 transplantes renais.
Está presente com centros de diálise próprios e em parcerias nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Mafra e Balneário Camboriú em Santa Catarina, e também no estado do Tocantins nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Desenvolve ações em parceria com associações de pacientes renais crônicos em Goianésia (GO), Caxias do Sul (RS) e nas cidades do Triângulo Mineiro (MG).
Sua força está no apoio que recebe da sociedade e de seus contribuintes que ajudam a manter e criar uma nova filosofia de tratamento dos doentes, que merecem carinho, amor, respeito e preservação da sua dignidade.
Ideologia da Pró-Rim
- Comprometimento com a luta pela VIDA DAS PESSOAS;
- Transparência, ética, amor e dignidade nas atividades que realizamos;
- Busca contínua e incansável do aprimoramento de todos os setores da Fundação Pró–Rim;
- Foco no “tratamento humanizado” com qualidade.