
Uma das marcas da atuação da Fundação Pró-Rim é o atendimento multidisciplinar ao paciente renal crônico que, além do serviço de hemodiálise, necessita de suporte global para seu tratamento. Um deles é o da área de psicologia que é fundamental para apoiar de forma próxima nas necessidades emocionais encontradas por aqueles que necessitam de uma máquina de hemodiálise para viver. “Por causa da doença há uma mudança grande na vida dos pacientes renais, nosso papel é ajudá-los a ter qualidade de vida, encarando as dificuldades e levando o tratamento da melhor maneira possível”, explica.
A Pró-Rim, referência nacional na área de Nefrologia e com 26 anos de história, foi pioneira na criação do serviço de psicologia voltado ao paciente renal nas unidades de diálise em Santa Catarina. Rosa Gasparino é a psicóloga que atuou desde o início nesse serviço e na implantação do atendimento multidisciplinar ao renal crônico nas unidades da Pró-Rim.
Quando iniciou na Pró-Rim, atendia em média 20 pacientes renais crônicos em hemodiálise e acompanhou os primeiros transplantes renais realizados pela instituição, preparando e acompanhando os pacientes. A instituição tinha apenas a sua matriz em Joinville (SC). Hoje, coordena uma equipe de 9 psicólogas para atender 1000 pacientes em hemodiálise nas unidades do Brasil. Dos 1200 transplantes renais realizados, Rosa Gasparino acompanhou de perto quase todos eles e viu também a evolução do processo do transplante renal em Santa Catarina.