
Um projeto da unidade de Jaraguá do Sul tem ajudado os pacientes renais a passarem o tempo durante as sessões de hemodiálise. Há 2 anos, eles arrecadam livros usados da comunidade para montar uma mini biblioteca móvel para os pacientes, que podem retirá-los para leitura no momento em que preferirem e sem custo algum. A iniciativa cativou a todos e conseguiram arrecadar cerca de 250 exemplares de vários gêneros.
Atualmente cerca de 60 pacientes dialisam em Jaraguá do Sul, “entendemos que é importante o paciente ter uma ocupação durante as sessões de diálise, alguns preferem dormir, mas a maioria fica feliz quando trazemos novidades e os livros além de distraí-los os levam para um mundo diferente” conta a assistente social Mônica da Silva Glasenapp. A falta do que fazer durante as sessões é uma reclamação recorrente e por isso motivou a assistente a procurar uma alternativa.
A paciente Ana Aparecida Lorenzeti era professora da educação infantil antes de iniciar as sessões de hemodiálise e sempre adorou ler, ela prefere pegar os livros durante as sessões, “é meu hobby preferido, ajuda a passar o tempo, começo a ler e quando percebo acabou a sessão”, mas alguns pacientes preferem levá-los para terminar de ler em casa. “Atualmente estou lendo Crepúsculo, os livros me fazem viajar”, comenta Ana.
A boa iniciativa de levar livros para a hemodiálise contagiou também os funcionários, como é o caso de Jaqueline Ribeiro, técnica de enfermagem, “os pacientes começaram a nos pedir dicas de livros e isso nos motivou a começar a lê-los também. Às vezes leio durante meu intervalo, mas na maioria das vezes levo pra casa.”
Caso deseje doar livros, entre em contato conosco, pelo e-mail relacionamento@prorim.org.br nossos pacientes irão adorar!