
Na semana passada, 17 de abril, visitou a matriz da Fundação Pró-Rim em Joinville, Morgana Martins dos Santos, diretora do Departamento de Atenção e Promoção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (TO).
A Pró-Rim presta serviços à Secretaria Estadual no atendimento à pacientes renais do Estado e tem unidades nos municípios de Palmas e Gurupi.
Segundo a diretora o objetivo da visita foi conhecer de perto o trabalho da Pró-Rim. Morgana visitou as unidades de hemodiálise, os ambulatórios de hemodiálise e transplante renal, o Instituto de Educação e setores administrativos, assistiu ao vídeo institucional e conversou com o presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio da Luz Filho.
“Fiquei impressionada com a dimensão da instituição e estou muito satisfeita com a parceria, pela seriedade, comprometimento e qualidade do atendimento prestado”, declarou.
Segundo a diretora, a Pró-Rim têm contribuído muito com o atendimento à população do Estado e atendido a demanda do tratamento em diálise. “Não temos fila de espera no momento devido ao aumento de máquinas em Palmas e Gurupi. Por isso aproveitamos para conversar sobre a área de transplantes, uma necessidade do estado”, destacou.
Recentemente as unidades da Pró-Rim em Palmas e Gurupi aumentaram o número de equipamentos para o tratamento dialítico que permitiu o atendimento para 48 novos pacientes, conforme solicitação da Secretaria.
Segundo Dr. Hercilio da Luz a demanda por atendimento na saúde renal está crescendo, por isso além da ampliação do número de vagas há um planejamento em médio prazo para reforma e aumento da estrutura física da unidade de Palmas, que depende de autorização do governo entre outros processos.