![](https://prorim.org.br/wp-content/uploads/2019/09/imagens-site-1-1123x675.png)
Na próxima sexta-feira (27/09) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, uma data importante de conscientização da população sobre esse ato que pode salvar muitas vidas. Aproveitando esse momento, a Fundação Pró-Rim, instituição que é referência no tratamento de doenças renais crônicas, compartilha com a comunidade o marco dos 1.700 transplantes renais.
Atualmente no Brasil, chega a 50 mil o número de pessoas que aguardam a doação de um órgão, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO. Esse número poderia ser diminuído se grande parte da população se conscientizasse da importância da doação de órgãos.
A doação é um ato de amor à vida e ao próximo. Ao tomar essa decisão, uma pessoa pode salvar até a vida de outras 10 pessoas. “É extremamente importante avisar a família ainda em vida o desejo de ser doador de órgãos. Hoje milhares de vidas dependem da consciência de familiares que perderam seus entes queridos, muitos destes nunca tocaram no assunto e não sabem o desejo de seu familiar”, enfatiza Dr. Marcos Alexandre Vieira, médico nefrologista e presidente da Pró-Rim.
Conscientizando a comunidade
A instituição está programando ações nos municípios onde possui unidades de atendimento. Em Joinville (SC), o ponto que recebe os turistas na cidade, o Pórtico da XV, vai estar tomado pelos balões da campanha, todos com a frase “1700 transplantes. Na luta pela vida, esse número representa uma grande vitória”. A ação acontece nesta sexta-feira (27/09) no local e na clínica de hemodiálise da Pró-Rim na quinta-feira (26/09), no bairro Iririú, em Joinville.
O Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa – IPREPS, unidade educacional da instituição, promove nesta quarta-feira (25/09) o Dia da Comunidade, com foco na campanha Setembro Verde. A comunidade irá receber orientações sobre a doação de órgãos, saúde e qualidade de vida, verificar a pressão arterial, conhecer os cursos e serviços da instituição e participar de sorteios. A escola estará aberta das 8h30 às 22 horas.
Além disso, a equipe da Pró-Rim estará presente na Universidade da Região de Joinville – Univille na sexta-feira (27/09), em uma ação em parceria com os acadêmicos do curso de medicina com a entrega de material informativo sobre a doação de órgãos.
No sábado (28/09), a instituição estará presente no Dia da Conscientização da Doação de Órgãos em Balneário Camboriú (SC), evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorre das 9h às 13h na Praça Higino Pio, no centro.
No estado do Tocantins, a equipe da Pró-Rim estará presente na Sessão Solene da Assembléia Legislativa do Tocantins sobre a Campanha Setembro Verde. O evento será realizado no dia 26/09, às 15 horas, na Plenária da Assembléia, em Palmas. Na sexta-feira (27/09) às 17 horas, a ação ocorre no Parque Cesamar com panfletagem e orientações sobre a doação de órgãos à comunidade.
Campanha apresenta pacientes beneficiados com o transplante
A campanha “1.700 transplantes. Na luta pela vida, esse número representa uma grande vitória” promovida pela Fundação Pró-Rim, uniu a comemoração do número de transplantes realizados nos 31 anos da instituição e a campanha de conscientização da Doação de Órgãos. A participação de pacientes transplantados nos materiais da campanha demonstra a importância da doação de órgãos na luta por uma melhor qualidade de vida, seja dos pacientes renais crônicos ou de outras pessoas que aguardam por um transplante.
Os transplantes são realizados pela equipe da Pró-Rim em parceria com o Hospital Municipal São José, em Joinville (SC).
Participaram da campanha os pacientes Anderson Laurentino, Camila Aparecida Salomão, Roberto Berbel e Katiane Inês Rubin, que contaram um pouco da trajetória de suas vidas, entre a descoberta da doença renal até os dias atuais, após o transplante. O vídeo da campanha, que traz os depoimentos dos transplantados, será divulgado na sexta-feira (27/09) nas redes sociais da Pró-Rim.