A Fundação Pró-Rim é uma das clínicas que apoia e incentiva a campanha de valorização da ABCDT – “Vidas importam: a Diálise não pode parar”. Para disseminar a mensagem da campanha, a instituição esta programando algumas ações envolvendo pacientes, profissionais e a população.
Em Joinville (SC), sede da Pró-Rim, no dia 29/08 – data da campanha – esta sendo organizada uma ação na Praça Nereu Ramos, no centro da cidade, das 10h às 15 horas. A equipe de profissionais com o apoio dos pacientes renais farão a abordagem da população sobre a mobilização nacional e a entrega do material informativo. Além disso, no local haverá uma simulação do tratamento de hemodiálise, será realizada também a aferição de pressão arterial e orientações de prevenção à doença renal com os profissionais e alunos da instituição.
Em Balneário Camboriú e São Bento do Sul (SC), a mobilização acontece nas unidades com a distribuição de material informativo e gravação de vídeos com os pacientes. Em Palmas (TO), está sendo desenvolvida uma ação de conscientização sobre a importância da diálise, na Praça do Médico, na Rua NS A, Quadra 201 Sul. A ação que conta também com a participação de profissionais de saúde e pacientes, ocorre com a panfletagem e distribuição de adesivos da campanha.
A divulgação da campanha se estenderá aos canais de comunicação da Fundação Pró-Rim. As ações irão impactar os mais de 25 mil seguidores da página da Pró-Rim no Facebook, além dos usuários do Instagram e do site institucional (prorim.org.br). Outra frente de disseminação da campanha será por meio das ligações realizadas pelo setor de Call Center da instituição. A ação deverá impactar cerce de 16 mil pessoas residentes nos estados do Brasil onde a Pró-Rim possui convênio com companhias telefônicas.
Campanha mostra real cenário das clínicas de diálise no Brasil
Para chamar a atenção da população geral, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) promoverá um Dia D da Diálise como parte da campanha de valorização “Vidas Importam: a diálise não pode parar”. A ação acontecerá no dia 29 de agosto e será realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras.
Entre os problemas estão a falta de financiamento adequado para a diálise, a defasagem de 30% no custo da sessão de hemodiálise, atraso no repasse do pagamento da terapia renal substitutiva – TRS pelas secretarias de saúde estaduais e municipais aos prestadores de serviço ao SUS. Muitos gestores chegam a atrasar até mais de 30 dias para fazer o repasse após a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde. Pela legislação o mesmo deveria ser feito em cinco dias úteis.
Segundo o presidente da ABCDT, Dr. Marcos Alexandre Vieira, nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto a quantidade de clínicas cresceu apenas 15%.
Acesse o site da campanha: www.vidasimportam.com.br