
Durante os dias 08 a 12 de novembro, o Programa Educar Prevenir esteve presente na VII SIPATP – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário, do Porto de São Francisco do Sul. O tema deste ano foi “Informação, Conscientização e Atitude”, tendo em vista a orientação e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A participação do Programa Educar para Prevenir, trabalhou o seguinte tema “Dores Musculares e problemas de postura nas atividades cotidanas”, e a realização de oficinas de alongamento, respiração correta e massoterapia.
Cerca de 250 pessoas participaram das atividades. No início do ano, o Educar Para Prevenir em parceria com OGMO – São Francisco do Sul, realizou o Projeto Saúde, embarque nesta Pegada, e 73% dos trabalhadores portuários avulsos, relataram queixas articulares ou musculares. A coluna vertebral liderou as queixas durante este último trabalho realizado.
“O problema da LER/DORT tem ocupado grande parte dos estudos relacionados a saúde dos trabalhadores. Apesar de ainda haverem controvérsias quanto ao diagnóstico, uma medida para a prevenção é o ‘combate ao sedentarismo’. E para isso medidas simples, fazem a diferença. Assim, as informações e a conscientização geram atitude”.
A SIPATP é realizada de forma integrada com empresas do setor portuário. Com a autorização e apoio destas empresas o Programa Educar para Prevenir apresentou a importância da “captação de novos contribuintes” para viabilizar a construção do Complexo Hospitalar Vida Center que atenderá Joinville e região. Mais uma vez, a população de São Francisco do Sul foi muito solidária ao engajamento de uma causas que vai de encontro a qualidade de vida e o bem ao próximo.