
No dia 21 de maio, um grupo de 60 carteiros da Unidade Sul dos Correios de Joinville aprendeu um pouco mais com a equipe da Pró-Rim sobre a relação entre a pressão alta e a doença renal crônica durante sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Quem ministrou a palestra foi a enfermeira, especialista em Nefrologia, Elviani Basso Moura.
O tema é bastante discutido e os funcionários puderam interagir para tirar suas dúvidas, além disso, puderam relembrar sobre como controlar a pressão alta e como evitá-la.“O assunto foi sugerido pela comissão da Sipat pois acreditamos que é importante para nós, além disso temos alguns hipertensos aqui”, comentou o presidente da Cipa, Claudemar Antunes de Souza.
De acordo com a enfermeira da Pró-Rim é preciso estar alerta, pois a hipertensão arterial é a 2ª maior causa da insuficiência renal crônica. “A pressão alta não atinge somente o coração como todos pensam, na verdade ela pode danificar outros órgãos do corpo. Entre 35% a 40% dos pacientes da Fundação Pró-Rim, em hemodiálise, perderam as funções renais devido à hipertensão”, comenta.
No final da palestra, uma camiseta da Fundação Pró-Rim foi sorteada para quem conseguisse explicar sobre quais os passos para evitar a pressão alta e o funcionário Lorival Medeiros logo respondeu “ter uma alimentação saudável, evitar sal e bebidas alcoólicas e praticar exercícios. Controlar a pressão também!”.
Esse é um dos objetivos da Pró-Rim: promovera prevenção e levar informação às pessoas, evitando que por falta de cuidado elas tenham que passar por um tratamento como a hemodiálise. Se sua empresa também deseja levar esse tipo de palestra, é só entrar em contato pelo e-mail relacionamento@prorim.org.br.