Instituição é referência de credibilidade na saúde em Tocantins. Atualmente, a unidade atende mais de 230 pacientes de 41 municípios do Estado.
Neste dia 15 de Julho a Unidade da Fundação Pó-Rim de Palmas (TO) completa 15 anos de atividades. A parceria nasceu a partir de um contrato emergencial com a Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins, em 2005. A Unidade foi instalada anexo ao Hospital Geral de Palmas, onde permaneceu até 2018, quando mudou-se para a nova sede, distante apenas 100 metros de onde estava. A nova Unidade tem 1.380 metros quadrados.
Nos primeiros 12 meses após a sua chegada à Palmas, foram feitos pouco mais de 15 mil tratamentos de hemodiálise. Em 2019 ultrapassou a marca de 31 mil sessões de diálise, incluindo o tratamento diálise peritoneal (CAPD). Na época da inauguração foram instaladas 20 máquinas de hemodiálise. Atualmente são 50 máquinas salvando vidas.
Trinta funcionários entre médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social e psicólogo, faziam parte da primeira equipe no Tocantins. Hoje esse número ultrapassa 70 profissionais. A Unidade de Palmas dá assistência de hemodiálise para 236 pacientes de 41 municípios da região, entre eles Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Novo Acordo, Dianópolis e Miranorte. Também mantém cinco pacientes em diálise peritoneal. Além disso, dá suporte pós-operatório para 34 pacientes transplantados.
O começo
O médico Dr. Marcos Alexandre Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim, relata o que aconteceu:
“A equipe da Pró-Rim veio para Palmas num momento muito difícil onde o Dr. Amadeu me procurou para ajudar na busca de soluções dos problemas vividos naquela ocasião. Eu, Dr. José Aluísio, então presidente da Pró-Rim e o administrador Gilberto Meyer, fomos à Palmas. Posteriormente, a enfermeira Astrid trabalhou na transferência dos pacientes para a unidade do Hospital Geral de Palmas em um fim de semana. O Jonas Correa, nosso jovem empreendedor, saiu de Joinville com a sua família e foi recebido pelo Dr. Amadeu. Então passaram a administrar com o jeito Tocantinense da Pró-Rim, com as particularidades da região e com o apoio de Santa Catarina, dos fundadores, Dr. Aluísio e Dr. Hercilio e da equipe fantástica da Pró-Rim. Hoje, temos uma nova unidade com máquinas de última geração e acima de tudo uma equipe que persiste na luta pelos doentes renais, superando as dificuldades que o dia a dia nos impõe. Vejo que o crescimento desta unidade, no cuidado do paciente renal, é exemplo para o Brasil. Temos muito orgulho desta história. Parabéns a todos que viabilizaram essa conquista”.
Expansão nacional
O médico José Aluísio Vieira, na época presidente da Fundação Pró-Rim, destaca que não mediu esforços para concretizar esse empreendimento: “Lembro-me que a ida para Palmas (TO) foi o começo da expansão nacional da Fundação Pró-Rim. O Governo do Estado teve conhecimento da qualidade do nosso trabalho e nos contratou. A Clínica foi montada em tempo recorde e foi inaugurada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos 15 anos, a Pró-Rim tem realizado em Palmas um trabalho humanizado, a partir de uma equipe altamente qualificada. Desde então, nos incorporamos à vida dos pacientes renais de Palmas e de dezenas de municípios importantes do Tocantins. Estamos em Palmas para Salvar vidas. Este é o nosso propósito”, define o Dr. José Aluísio Vieira.
Credibilidade
O médico Nefrologista Dr. Antônio Amadeu Gianasi, responsável técnico da Unidade, esclarece que a proposta da Pró-Rim, desde que a instituição chegou à Palmas, foi resgatar a credibilidade do tratamento renal e tornar-se referência na sua área de atuação.
“Essa condição se traduz na segurança e credibilidade que transmitimos aos nossos pacientes e o reconhecimento da população. O grande diferencial da Pró-Rim em Palmas, é que aqui o tratamento é individualizado, ou seja, antes de o paciente entrar em diálise, ele tem avaliação do seu estado geral, pela a equipe multidisciplinar. Então, são definidos os aspectos do tratamento como tempo de diálise, tamanho do capilar, entre outras condições. Ou seja, cada paciente tem o seu tratamento diferenciado e pessoal, dependendo da sua condição no momento”, esclarece o médico.
Jonas José Correa, gerente da Unidade desde a sua inauguração, enfatiza que a Fundação Pró-Rim cumpre um papel muito importante em Palmas. “Chegou para trazer segurança e qualidade de vida aos pacientes renais. Há 15 anos, estamos salvando vidas, fazendo história na vida de muita gente e também do Tocantins”.
Qualidade de vida
Para o coordenador de tratamento de água, José Maria Carvalho da Rocha, um dos primeiros funcionários da Unidade, o sentimento vai além do tempo de casa. “Acredito em todos os princípios que norteiam a Pró-Rim. O trabalho de cada um da equipe contribui de forma direta com o crescimento da Instituição como um todo. Claro que o objetivo de tudo o que fazemos é dar maior qualidade de vida aos nossos pacientes”, resume José Maria.