
Até novembro deste ano a Fundação Pró-Rim realizou mais de 134 mil sessões de hemodiálise, manteve baixa a taxa de mortalidade no tratamento, ultrapassou a marca de 1.200 transplantes renais e está com mais de 90 pacientes em diálise peritoneal.
A Fundação continua também sendo a instituição que mais realiza transplante renal em Santa Catarina. Estes foram alguns dos resultados compartilhados na última reunião trimestral, a última do ano, realizada na sexta-feira, 6 de dezembro.
Os dados foram apresentados pelo médico Dr. Paulo Eduardo Cicogna e pela enfermeira do transplante Denise Guterres. Participaram do encontro, lideranças das unidades Pró-Rim de Santa Catarina e Tocantins (videoconferência).
A abertura da reunião foi conduzida pelo presidente da instituição Dr. Hercilio da Luz Filho e coordenada pelo diretor clínico da Pró-Rim Dr. Marcos Vieira.
Além dos resultados, foi lançado na reunião o Programa de Qualidade e Segurança do Paciente para o monitoramento e prevenção de danos na assistência à saúde.
Segundo apresentação da enfermeira Edilaine Vieira Fialek a nova comissão irá promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde. Rosa Gasparino, coordenadora de psicologia da Fundação desenvolveu a tarde uma dinâmica em grupo com a missão de relembrar os objetivos de vida de cada participante.
O encontro também teve como objetivo traçar metas para 2014 como o credenciamento de mais hospitais para realização dos transplantes renais.
“A reunião trimestral é um momento de analisar e compartilhar resultados. Além de ser um processo de integração e aperfeiçoamento dos profissionais. Estamos bastante satisfeitos com os resultados deste ano e já alinhamos estratégias para 2014, inclusive de manter a certificação da ONA nível 3. Contamos com o engajamento de todos os profissionais para que essa conquista seja a cada dia mais recompensadora”, comentou o diretor clínico Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Nada como encerrar o ano reunindo pessoas e mostrando o resultado de todo o trabalho feito durante o ano. Reconhecer também é uma forma de motivar, e foi esse o sentimento que a maioria das pessoas compartilhou no final da reunião.
{{galeria:trimestral2013}}