
Tecnologia de ponta a serviço do paciente renal: a Fundação Pró-Rim adquiriu duas máquinas de hemodiálise Gambro Prisma Flex, específicas para o tratamento de pacientes com insuficiência renal aguda. Únicas em Joinville, as novas máquinas serão utilizadas em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, trata-se de um avanço na terapia renal substitutiva. “O diferencial dessas máquinas é que elas realizam diálise contínua de até 72 horas. Para pacientes agudos críticos, é o tratamento ideal”, afirma.
O coordenador das unidades de Diálise da Pró-Rim, Dr. Paulo Cicogna, explica que esse tipo de diálise permite a manutenção de pacientes com instabilidade hemodinâmica, ou seja, aqueles que estão em pior estado de saúde. “Isso dará mais chance àqueles com infecções graves ou que foram submetidos a cirurgias cardíacas se recuperarem, diminuindo a chance de evoluir para insuficiência renal crônica (quando a pessoa passa a necessitar de hemodiálise para o resto da vida)”, destaca.
Para operar as novas máquinas, foi ministrado um treinamento para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da instituição. “Os funcionários já estão prontos para utilizar os equipamentos”, afirma Dr. Paulo.
Renovação com mais de 100 novas máquinas
Além das duas máquinas Gambro Prisma Flex, a Pró-Rim adquiriu 16 máquinas de hemodiálise Gambro AK96 Bio, que realizam a hemodiálise convencional. Somando às 87 máquinas Fresenius 4008S V10 adquiridas em janeiro deste ano, já são 105 novas máquinas para tratamento dialítico nos pacientes nas unidades da Pró-Rim.
Apoio da comunidade
Essa grande renovação foi possível graças ao apoio e confiança da comunidade, que contribui financeiramente com a Pró-Rim. Faça o bem você também!