A hipertensão arterial é uma das principais causas da Doença Renal Crônica. Entre 35% a 40% dos pacientes da Fundação Pró-Rim, em hemodiálise, perderam as funções renais devido à hipertensão.
No Brasil, estimam-se 50 milhões de pessoas hipertensas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Destes, apenas 50% dos casos são diagnosticados e a outra metade não sabe que apresenta a doença. De acordo com a SBH, dos casos diagnosticados, apenas 40% estão em tratamento, o que representa aproximadamente 10 milhões de pacientes.
Diante desse quadro, o grande desafio da campanha é conscientizar a população sobre este importante fator de risco cardiovascular, que causa as duas doenças que mais matam pessoas no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. Se a doença for tratada corretamente há uma redução de 50% de derrame (AVC), 30% de infartos do miocárdio e 50% de desenvolver insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento de pressão do sangue na parede das artérias, que fica acima dos valores considerados normais. A maioria dos hipertensos não apresenta nenhum sintoma no início da doença. A única maneira de saber se a pressão está alta é aferi-la regularmente. Quando está maior ou igual a 120/80 mmHg (12 por 8) a pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz.
Existem alguns fatores que potencializam os sintomas da hipertensão, entre eles: excesso de peso, alimentação não saudável, ingestão excessiva de sal, sedentarismo, consumo elevado de bebida alcoólica, diabetes, idade acima de 55 anos e histórico familiar.
Tratar a hipertensão exige muito esforço dos pacientes. Apesar de não ter cura, seguindo as orientações médicas é possível ter boa qualidade de vida. É fundamental seguir alguns cuidados. O hipertenso deve diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, manter peso saudável, incluir atividade física em sua rotina, não fumar, controlar o estresse, e principalmente, verificar a pressão arterial regularmente. Hipertensão arterial é grave, sim, mas pode ser controlada.
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró Rim – CRM/SC 2.297