
As chamadas plantas medicinais ou fitoterápicos, também conhecidos como suplementos naturais ou de ervas são comercializados livremente em nosso país na forma de chás, comprimidos, pós, misturas prontas. Muitas pessoas acham que por serem provenientes de plantas, não há perigo à saúde. Mas isso pode não ser verdade, principalmente para pessoas que possuem doença renal crônica. A National Kidney Foundation, principal organização norte americana dedicada à conscientização, prevenção e tratamento da doença renal, publicou as seguintes orientações em relação ao consumo destes produtos:
É seguro usar suplementos de ervas ou plantas medicinais se eu tiver doença renal?
Não. Você pode pensar que estes produtos podem ajudá-lo em algum problema de saúde, mas como um paciente com doença renal, você não deve usar por não ser seguro. Produtos à base de plantas podem causar danos aos rins e até mesmo fazer a sua doença renal pior. Além disso, seus rins podem não ser capazes de excretar resíduos destes produtos que podem acumular-se em seu corpo. É importante ressaltar que existem poucos estudos que mostram que suplementos de ervas têm benefícios reais à saúde e há ainda menos informação para pacientes com doença renal. Além de poderem ser ricos em potássio e fósforo, outro risco é que estes produtos podem interagir com medicamentos prescritos, diminuindo ou aumentando o seu efeito.
Fique atento: o mercado de suplementos à base de plantas é um negócio de milhões de dólares. Você pode ouvir de um amigo, membro da família ou um vendedor sobre um suplemento de ervas que eles acham que melhoraria a sua saúde ou bem-estar. Porém, enquanto este produto pode ter algum benefício para pessoas com a saúde adequada, pode ser perigoso para você que possui doença renal.