
310 alunos de 0 a 5 anos do Centro de Educação Infantil Miraci Dereti, localizado no bairro Espinheiros em Joinville, contribuiram para a entrega de 32 garrafas pet com lacres para o Voluntariado da Fundação Pró-Rim, na segunda-feira (3/12).
A ação faz parte de um projeto de preservação da natureza e contou com ajuda de todas as 14 turmas do centro. O Voluntariado arrecada lacres através de uma parceria com o Rotary Club para trocar por cadeiras de rodas, repassando aos pacientes renais mais necessitados através de termo de empréstimo.
A cada 90 quilos de lacres, o Rotary doa uma cadeira de rodas à Fundação. Isso equivale a mais ou menos 130 garrafas pet. Regiane Teresinha de Campos, professora da turma responsável pela ação (2º período parcial) disse que a mobilização atingiu não só as crianças, mas também famílias inteiras.
Desde agosto o CEI vem arrecadando os lacres. Segundo a coordenadora pedagógica Madelaine Boehm era quem podia mais trazer lacres: “Alguns que não tinham como arrecadar em casa, faziam a coleta em festas e eventos frequentados pelos pais, foi uma união muito grande e importante de conscientização”.
Mais do que isso, a ação das turminhas irá levar qualidade de vida a pacientes que não conseguem se locomover sozinhos e sem condições financeiras de adquirir o equipamento. Para receber a doação e agradecer as crianças, a presidente do Voluntariado Sônia Vieira foi até o local, na companhia da equipe de comunicação da Fundação e do mascote Rinzito.
Durante a manhã os pequenos solidários ouviram atentamente sobre os cuidados com os rins, e entenderam bem o recado: “Refrigerante e sal, bem pouquinho”, “Água, frutas e verduras, de montão”.