
A equipe multidisciplinar da Fundação Pró-Rim irá participar, de 12 a 15 de outubro, do Congresso Brasileiro de Transplantes, promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Sempre presente no evento, que acontece de dois em dois anos, nesta edição o grupo levará cinco trabalhos, entre eles o Perfil Epidemiológico dos 1000 transplantes realizados pela Fundação Pró-Rim em parceria com hospitais de Joinville.
A Fundação Pró-Rim é uma das poucas instituições não universitária a atingir a marca de 1000 transplantes de rins e este marco representa a qualidade dos serviços e a capacidade de atender pacientes de várias regiões do Brasil.
O perfil epidemiológico traz dados interessantes e curiosos. Dos pacientes que realizaram transplantes renais nestes 34 anos, 61,6% são homens e 38,4% mulheres, a maioria na faixa etária entre 41 e 60 anos.
No perfil dos doadores, a doação entre vivos chegou a 38,7% do total, e os irmãos são os que mais doam 50,9%. 55,4% são do sexo masculino, na faixa etária de 38 anos. O transplante com doador falecido ocupou 61,3% do resultado e representa a importância da conscientização entre as famílias sobre a doação de órgãos.
“São poucos os centros que tem este elevado número de transplantes de rim e isso representa a capacidade da Fundação Pró-Rim e de toda equipe na realização das cirurgias. É uma satisfação ter chegado até aqui e vencido as dificuldades”, destacou o presidente da Fundação Dr. Hercilio da Luz Filho, que também estará em congresso.