Estou retornando nesta semana de uma viagem para um Congresso Médico no México e voltei valorizando ainda mais o sorriso dos brasileiros e, especialmente, os sorrisos da Pró-Rim. Durante a viagem em uma determinada companhia aérea internacional fiquei abismado com a seriedade e a falta do sorriso das aeromoças. Parece que elas foram treinadas para serem sérias e pensavam que o sorriso mostraria falta de profissionalismo. Que engano!
Durante toda a viagem, enquanto eu estava ali sozinho na poltrona do avião senti saudades do sorriso que existe no Brasil. Sorriso do pobre que sofre e passa por tantas dificuldades mas que vibra e se alegra com os momentos mais ordinários de sua vida. Sorriso do empreendedor que sonha e luta por suas conquistas. Sorriso dos que recebem os estrangeiros com carinho. Sorriso dos trabalhadores do Brasil que acordam de madrugada e depois de um dia cansativo retornam para seus lares sempre com um sorriso para dar. São sorrisos do Brasil que nos tornam acolhedores e criam em nós, brasileiros, a marca da alegria.
Aí eu me recordei então dos sorrisos da Pró-Rim. O sorriso dos nossos colaboradores que são chamados de Gente com Amor e que irradiam paixão pelo que fazem com o olhar e o sorriso que acolhem a todos. O sorriso dos nossos médicos que atendem o paciente de forma individualizada e única, seja ele rico ou pobre. O sorriso dos nossos operadores de telemarketing que por telefone falam da nossa missão e com um sorriso não visto contagiam àqueles que estão do outro lado da linha. Sorriso dos nossos professores e alunos que tornam o Instituto de Educação um espaço de aprendizado diferenciado com a marca do sorriso Pró-Rim. O sorriso nossos voluntários e contribuintes que sentem o coração sorrir pelas suas ações de solidariedade. O sorriso do Grupo Rins do Riso que leva alegria e prevenção e arranca sorrisos dos mais mal-humorados e tristes. Quero, em especial, destacar o sorriso da nossa equipe de enfermagem que acolhe os pacientes todos os dias e com seus sorrisos dão força e coragem em suas dores e dificuldades no tratamento. Aqui, ao contrário do que devem pensar as aeromoças quanto mais profissional o funcionário é, mais ele deve sorrir ao próximo.
Dentre todos os sorrisos da Pró-Rim, existe um mais importante: o sorriso dos nossos pacientes. Ah, esse é o que mais buscamos e o que trabalhamos para manter todos os dias. Como é bom entrar na sala da hemodiálise e enxergar o sorriso do nosso paciente que mesmo em meio a dificuldades e angústias sorri agradecendo a Deus porque existe aquela máquina que o mantém vivo. Sorriso de esperança em meio a luta. Indescritível então é ver o sorriso do paciente que acabou de receber um novo rim. Ele sorri como alguém que renasceu.
A Pró-Rim é marcada pelo sorriso. Mas os nossos sorrisos não são sempre fáceis. São sorrisos que surgem em meio a lágrimas, muitas vezes, como flores que nascem em espinhos. Mas são sorrisos que vibram e salvam vidas!
Sorria conosco!
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró-Rim – CRM/SC 2.297