O colesterol é um tipo de lipídio, ou seja, de gordura. É o principal componente das placas de colesterol, responsáveis pela obstrução das nossas artérias, que são os tubos condutores de sangue para o nosso organismo. O colesterol é produzido no fígado, transportado no sangue e eliminado pelo intestino. Pode ter função boa ou ruim. O colesterol de baixa densidade, conhecido como LDL é do tipo ruim. O HDL é o bom. Os triglicerídeos também são encontrados nas gorduras e estão relacionados com doenças cardiovasculares.
Proteção e danos
Nosso organismo possui um sistema de canos chamado arterial. Essas artérias ou canos levam sangue do coração para todo o nosso organismo. Sua camada mais interna é lisa como um teflon de panela e permite que o sangue deslize facilmente por todo o nosso organismo. Existe todo um mecanismo de proteção desses tubos, mas muitos fatores podem prejudicar este sistema como o fumo, álcool, diabetes ou açúcar elevado, pressão alta, estresse e processos inflamatórios como doenças dentárias.
Esses fatores causam uma lesão ou machucado nesses tubos conhecidos como fenda. O organismo detecta essa fenda e tenta consertar o problema como se fosse um trabalhador que deve revestir o cano com gesso. O organismo traz a argamassa ou placa. A argamassa é o colesterol. O colesterol ruim é usado em excesso e pode obstruir todo o cano. O colesterol bom, HDL tenta retirar todos os excessos de argamassa ou LDL do nosso organismo.
Doenças Renais
O excesso de colesterol na artéria cria um meio muito inflamado com restos de células de defesa, coágulos, e placas formando uma pilha de camadas de placas que um dia se desprendem e obstruem o cano. O conhecido infarto. O colesterol LDL ou ruim tem uma forte e consistente ligação com infarto do coração, acidente vascular cerebral (derrame) e doenças renais.
Dicas importantes para uma vida melhor
1 – Controle o açúcar no sangue. Ele deve estar abaixo de 100.
2 – Faça testes do coração e dos rins.
3 – Evite raiva, brigas e depressão. Seja positivo.
4 – Alimente-se bem com peixe, nozes, soja, chá verde e sucos. Eles reduzem o seu colesterol.
5 – Faça exames e saiba como está o organismo, os seus rins, coração e colesterol.
6 -Tome os remédios religiosamente. Vitaminas, aspirina e medicamentos para pressão e colesterol podem fazer você se sentir muito melhor. Converse com o seu médico.
Cuide de sua saúde. Afinal a nossa saúde não tem preço!
Dr José Aluísio Vieira, Médico Nefrologista. — Fundador da Fundação Pró-Rim