
Cinco nutricionistas da Fundação Pró-Rim participaram este mês do V Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia, em Gramado – RS. Este ano, o evento enfatizou bastante a área de Nutrição e o papel do nutricionista no acompanhamento do paciente renal. Discutiu-se muito sobre a Doença Mineral Óssea na doença renal crônica e seus possíveis tratamentos, evidenciando as dificuldades no manejo desta doença na prática clínica.
Além da participação das profissionais, sempre apoiada pela Pró-Rim, três nutricionistas apresentaram trabalhos em forma de pôsteres com os temas: “Comportamento alimentar de transplantados renais em relação ao consumo de frutas e verduras” por Jyana Gomes Morais Campos; “Comparação do estado nutricional de pacientes em hemodiálise por meio de diferentes parâmetros antropométricos” de Patricia Osowsky; e “Comportamento alimentar de pacientes hemodializados em relação ao controle no ganho de peso interdialítico” produzido por Tatiana Stela Kruger. Todos os trabalhos foram orientados pela coordenadora do serviço de nutrição da Pró-Rim, Fabiana Baggio Nerbass e tiveram ajuda e participação das demais nutricionistas.
Jyana, que atua na unidade Vida Center em Joinville, foi convidada pela primeira vez para ministrar uma palestra em Congresso. O tema foi sobre nutrição e vitamina D na Doença Renal Crônica. Para ela, o convite foi muito especial e a participação da equipe também. “Voltamos renovadas. Participar de um evento grandioso como este é muito bom e traz atualização, motivação e uma troca muito grande de experiência com profissionais renomados de todo mundo”, completa.
O Congresso Sul Brasileiro está entre os maiores do Brasil, contando sempre com ótimos palestrantes internacionais.