A Direção e funcionários da Fundação Pró-Rim manifestam pesar pelo falecimento do professor e médico nefrologista Sérgio Luiz Francalacci, aos 88 anos, ocorrido nesta terça-feira (27/07), em Florianópolis (SC).
Pioneiro na Nefrologia de Santa Catarina, formou-se em 1959, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1962, publicou o primeiro trabalho nacional sobre diálise peritoneal e foi incentivador de vários serviços na especialidade, como a terapia renal substitutiva e o tratamento de insuficiência renal crônica, em todo o estado.
Foi também titular da cadeira de nefrologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atuou por mais de 30 anos. Criador e chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Governador Celso Ramos e terminou suas atividades como médico no Hospital de Caridade. Participou de diversas diretorias da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e integrou o Conselho de Administração da então Unicred Florianópolis. Por fim, foi membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), desde 1996.
A Fundação Pró-Rim homenageia o médico por sua trajetória e colaboração à comunidade catarinense. Nossos sentimentos à família neste momento.
*Com informações da Associação Catarinense de Medicina (ACM)
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim