O ano letivo está começando para a maioria da criançada e para a paciente Nicole Issis da Rocha, de apenas 10 anos, da cidade de Gaspar, interior de SC, este ano reserva muitas expectativas. Depois de lutar com a síndrome nefrótica desde seu 1º aninho de vida, ela retoma ruas atividades e retorna a sala de aula podendo mostrar aos seus coleguinhas de turma e professores uma criança renovada. Graças ao transplante renal.
Nicole fez o 5º ano na Escola de Ensino Básico Arnoldo Agenor Zimmermann, em 2014, mas esse ano precisará repeti-lo. Segundo ela e sua família é por uma boa causa. Vai retomar com mais força, pois em 2014 precisou se ausentar muito das aulas devido à recuperação de seu esperado transplante renal.
A menina começou a apresentar quadro de síndrome nefrótica com um aninho de idade, após ser internada ela fez uso de medicamentos por algum tempo para o tratamento da doença. Mas com 6 anos seus rins pararam de funcionar e a única maneira de mantê-la viva seria realizando sessões de diálise, no caso de Nicole foi adotado o método de diálise peritoneal onde o tratamento é feito em casa, pela própria família. A criança ficava por 14 horas conectada a máquina, geralmente enquanto dormia. Uma rotina nada fácil para uma criança.
No final do ano de 2012 Nicole entrou para a lista de transplante pela Fundação Pró-Rim e em menos de 6 meses conseguiu realizar o tão esperado transplante. Agora leva uma vida tranquila e com as mesmas atividades das outras meninas da sua idade, com a diferença que precisa tomar alguns medicamentos.
Hoje, com 10 anos, Nicole está ansiosa para o início das aulas. Voltou para a sala de aula com uma saúde mais renovada, mas também precisando tomar muitos cuidados, especialmente na disciplina para tomar os medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição de órgãos “ Eu estudava de manhã e até precisei mudar para o turno da tarde, por causa dos medicamentos que preciso tomar pela manhã. Estou ansiosa para conhecer meus novos colegas e também para estudar. Minha matéria preferida é Ciências porque podemos fazer vários experimentos”, conta Nicole com brilho nos olhos.
Nicole já está com a mochila pronta para entrar nesse novo universo que será o 5º ano “já compramos o meu material escolar, meu caderno tem borboletas e adesivos, quero aprender muitas coisas novas”, conta.
A história da Nicole é um grande exemplo e, certamente, nos mostra o valor de se lutar pela vida e de saber que muitas vezes algumas pausas são necessárias por um bem maior e para se recomeçar ainda melhor.