1-Tomar leite previne cálculo renal?
Não é recomendando diminuir a ingestão de alimentos ricos em cálcio como o leite visando evitar a formação de cálculos. Os cálculos renais têm cálcio na sua composição, mas além dele tem outros elementos. Reduzir ou aumentar a ingestão de cálcio pode causar desequilíbrio entre esses elementos aumentando ainda mais o risco de litíase renal.
2-Beber água é o melhor remédio?
O estímulo ao maior consumo de água é recomendado aos pacientes com cálculo renal, com o objetivo de diluir a urina reduzindo a saturação das substâncias formadoras de cálculos.
3- Chá de quebra pedra ajuda a eliminar pedras nos rins?
Cientificamente chamada Phyllanthus niruri L. auxilia na prevenção da formação de cálculos já que reduz a aglomeração dos cristais presentes na urina, condição necessária para a formação do cálculo. Ela pode contribuir para a prevenção na formação de cálculos, mas não para o seu tratamento.
4- Pedras nos rins é genético?
Sabemos que cerca de 10% dos casos de cálculo renal está relacionado a fator genético. Além do fator genético temos também os fatores ambientais como os hábitos alimentares, o sedentarismo e a baixa ingestão de líquidos. Estudos científicos confirmam que a alimentação rica em sal aumenta a incidência de cálculos renais.
5- É verdade que a dor da eliminação das pedras é pior que a dor do parto?
A intensidade da dor depende da posição e do tamanho do cálculo, assim como do grau de obstrução e da tolerância a dor de cada paciente. Algumas pessoas não tem nenhum sintoma, outras tem dor intensa e chega a comparar com a dor do parto.
6- Cerveja é diurético?
A cerveja contem etanol que inibe o hormônio antidiurético e com isso aumenta o volume urinário, motivo pelo qual ganhou a fama de ser diurética. Esse aumento do volume urinário pode levar a desidratação e trazer malefícios ao funcionamento renal, como por exemplo, a formação de cálculos. Assim como toda bebida alcoólica ela aumenta a pressão arterial que futuramente poderá causar problemas renais graves.
Por Drª. Sirlete Carvalho Rezende
Médica Nefrologista de Palmas/TO
CRM 2953/TO