Atividade física intensa pode ocasionar lesão muscular e causar danos aos rins
Em entrevista à TV Anhanguera (Rede Globo), o nefrologista e médico responsável técnico pela Fundação Pró-Rim em Palmas (TO), Antônio Amadeu Giannasi, explicou sobre a doença, que causou a morte do corredor Dorgival do Nascimento em Pernambuco, rabdomiólise, conhecida também como doença da urina preta. “A urina preta é um sintoma de uma doença causada pelo processo de lesão na musculatura, onde libera o conteúdo da célula muscular na corrente sanguínea, que causa dano aos rins e levar a insuficiência renal aguda.”
Antônio Amadeu alerta sobre o risco do esforço físico de forma intensa e, principalmente, associado a um quadro de desidratação, que pode ocasionar a rabdomiólise. “Após uma situação de atividade física intensa a pessoa precisa ficar atenta aos seguintes sintomas, dores forte pelo corpo, mal-estar geral, dores abdominais, náusea. São sinais de alerta, que vem antes da urina preta, que já é um sintoma grave”, explica.
Para prevenir, Amadeu recomendou a prática modera e regular de atividade física, sem excessos, acompanhada de uma boa hidratação.
Confira a entrevista na íntegra: https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2021/02/03/videos-tudo-sobre-o-tocantins.ghtml#video-12299556-id