
No último dia 23, a Pró-Rim recebeu a visita do Dr. John Ball, médico nefrologista da organização americana Bridge of Life (Ponte da Vida). Criada em 2006, a ONG tem por objetivo viabilizar a diálise para pacientes que vivem em países em desenvolvimento e que não têm acesso ao tratamento.
“Precisamos de ideias diferentes, realizadas por instituições que entendem a especificidade de cada lugar. Por isso quis conhecer a Pró-Rim e fiquei realmente impressionado ao ver como se dá o tratamento dos pacientes”, destacou Dr. John, que é também um dos criadores do Dia Mundial do Rim, evento de mobilização global em prol da prevenção das doenças renais.
Troca de experiências
{{imagem:john}}O diretor Clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, enfatizou a riqueza dessa troca de experiências. “Dr. John desenvolve um trabalho de prevenção muito importante em diversos países e, de forma criativa e eficiente, consegue fazer com que a diálise chegue aos pacientes mais necessitados”, afirmou.
Além das ações na América Latina, o próximo projeto do Dr. John será a viabilização da diálise peritoneal em alguns países da África. A doença renal crônica é considerada um problema de saúde pública mundial. Em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda da função renal.