
O mês de setembro terminou com uma excelente notícia para a médica Viviane Cálice da Silva: ela obteve o título de Especialista em Nefrologia reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), aprovada após a conclusão do Estágio em Nefrologia da Fundação Pró-Rim.
“Estou muito feliz com essa conquista. O título de Especialista é muito importante para os profissionais médicos, principalmente aqueles que realizaram especialização, como é o meu caso, pois representa o reconhecimento da formação perante a SBN e demais sociedades, além da possibilidade de trabalhar juntamente a convênios, assumir responsabilidade técnica em serviços de diálise, entre outros”, explica.
A avaliação foi composta por duas etapas – teórica, com 80 questões objetivas e 20 discursivas. “Na prova prática, havia três estações com atores, nas quais fazíamos a avaliação dos casos, sempre observados pelos avaliadores da SBN. O grau de dificuldade das questões foi dentro do esperado, apesar do tempo ter sido curto para realização de ambas as provas”, afirma. Dos 140 médicos que prestaram as provas, cerca de 50% obtiveram aprovação.
Uma trajetória de sucesso
Drª Viviane é formada em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas. Em 2007, conheceu a Fundação Pró-Rim por meio de um colega médico do atendimento pré-hospitalar. “Resolvi prestar a prova para o estágio em Nefrologia da Pró-Rim, pois queria me especializar em Clínica Médica e a Nefrologia é uma das áreas clínicas que têm uma abrangência muito grande das demais especialidades”, conta.
Após aprovação no processo seletivo, Drª Viviane iniciou, em 2008, sua especialização na Pró-Rim. “Foram três anos de muito trabalho e aprendizado, me apaixonando cada vez mais pela especialidade”, lembra.
No início deste ano, a médica foi convidada a fazer parte do corpo clínico da Fundação Pró-Rim. “E hoje é com muito orgulho e alegria que cumpro minhas atividades juntamente com os residentes no ambulatório pré e pós-transplante renal e no setor de diálise peritoneal”, conclui.
Única especialização em Nefrologia de Santa Catarina, a residência médica da Pró-Rim já formou 16 médicos ao longo de sua história.