Há exatamente um ano, no dia 18 de novembro de 2010, Matheus Eccel Lopes realizava seu transplante renal. Com apenas 10 anos, ele recebeu o rim de sua mãe, Josiany Eccel. Estudioso e dedicado à leitura, Matheus adora tecnologia e faz vídeos de jogos para computador. “Ele quer ser design de jogos”, diz a mãe orgulhosa.
Nesta entrevista, Josiany conta como foi a descoberta da doença renal de Matheus, os momentos difíceis e também a alegria de comemorar 1 ano de transplante bem sucedido. Confira:
Como foi para você, como mãe, lidar com a insuficiência crônica renal no seu filho, ainda tão criança?
Descobri ainda na gravidez, pelo exame de ultrassom, que o Matheus tinha uma má formação nos rins. Quando ele nasceu, logo fui procurar ajuda de um nefrologista, o Dr. Artur Wendhausen, que até hoje cuida dele como um pai. Eu sempre sonhei em ser mãe, por isso foi muito difícil lidar com essa doença, tinha medo de que um dia os rins dele pudessem parar de funcionar, o que aconteceu aos 9 anos de idade. Ele teve que colocar um cateter no peritôneo e ficar conectado a uma máquina por 9 horas. Eu ficava 30 minutos fazendo o procedimento para conectá-lo e começamos uma dieta muito mais rigorosa do que a que ele já tinha. Ver meu filho sofrer foi muito triste, mas sabia que ele ficaria bem. Ele sempre diz: “além de ser minha mãe, é minha enfermeira”.
O que mudou na vida do Matheus depois do transplante?
Antes do transplante, ele tinha um ar triste na face, não se interessava muito pelas coisas, mas agora a vida dele mudou muito, assim como a minha. Pense em uma criança carinhosa, interessada em saber tudo e em fazer as coisas, estudioso, neste trimestre a nota mais baixa foi 9,5, estou muito orgulhosa por ter um filho tão especial. Ele amadureceu muito depois do transplante.
Qual é a importância na Fundação Pró-Rim na vida de vocês?
É nosso porto seguro, a Pró-Rim abraçou meu filho e a mim. Em cada consulta percebo vários gestos de carinho e solidariedade, um atendimento exemplar, que nos traz conforto e confiança. Todos fizeram e fazem tudo para nos deixar bem, começando com as secretárias, enfermeiras, nutricionistas, médicos, todos dão muita atenção e carinho. Eu amo a Pró-Rim e todos que trabalham e se dedicam aos pacientes renais.
Se você pudesse deixar uma mensagem para os pacientes renais que sonham com o transplante, qual seria?
Nunca desistam, Deus está no controle de tudo, coloque nas mãos Dele, pois sua hora vai chegar. Creia que será logo, vale a pena esperar, recompensas virão.
Assista abaixo ao vídeo feito com Matheus antes do transplante: