Vida. Uma palavra pequena mas com grande significado. “Ter uma boa vida”, “curtir a vida”, “dar à vida”, “por toda a vida”. São muitos os sentidos, as aplicações, os motivos. Entre os milhares de propósitos, destacamos “Salvar Vidas”, uma missão diária que implica em dedicação, coragem, esperança e principalmente, doação.
A viver uma vida pode se resumir em lutar, cair, levantar, superar e conquistar. Atitudes as quais, as pessoas que fazem o tratamento de diálise e que esperam um transplante na Fundação Pró-Rim, conhecem bem. São pessoas que aguardam diariamente por um novo significado para a Vida. O pai Moizes e a pequena Maria Gabriela são algumas dessas pessoas.
A vida da filha em primeiro lugar
Apesar de ter apenas 6 anos, a vida de Maria Gabriela já teve muitos obstáculos. Junto dos pais e da irmã mais velha, a paciente renal tem superado as complicações de saúde sem perder o brilho no olhar e a alegria contagiante de uma criança. “Ela é uma pequena guerreira. Ficou sem respirar por 9 minutos, teve a partir daí problemas graves de saúde, mas nunca perdeu a vontade de viver”, conta o pai Moisés.
Com 1 ano e 9 meses, a menina foi levada às pressas ao hospital, onde teve a parada respiratória. Diagnosticada com uma pneumonia necrotizante, a menina seguiria uma rotina de visitas periódicas ao hospital. Com o intuito de oferecer o melhor atendimento médico possível à filha, o pai deixa a cidade de Itajubá (MG) e vêm para Itajaí (SC), escolhendo a região por indicação de um amigo.
Depois de se estabilizar no município e abrir um negócio próprio, uma barbearia, a família se muda definitivamente para o litoral catarinense, em 2016. As coisas iam muito bem até que Maria tem uma nova complicação no final de 2017. Seus rins que já apresentavam 18% de funcionamento, acabam parando totalmente.
Com a insuficiência renal, a pequena Gabi inicia o tratamento de diálise, o qual garante a sobrevivência da menina na falta dos rins. Sempre que possível Moizes acompanha a menina nas sessões, se deslocando três vezes por semana até Joinville para realizar o tratamento, que dura 3 horas.
“Apesar das coisas que a Maria já passou, tudo acontece em nome de Deus. Se não fosse por Ele, não estaríamos no lugar certo para receber o atendimento que ela teve. Agradeço ao Pai sempre, e aos que dedicam atenção e carinho a Gabi no tratamento”, conta o pai, esperançoso com uma futura oportunidade de transplante para a menina.
Pai, amor eterno
A história de Moizes Batista Duarte pode ser exemplo de muitas outras histórias de pais que dedicaram suas vidas pela vida de seus filhos. O significado da palavra “pai” já indica a função de amar e educar uma criança, dando a ela tudo que for necessário para seu crescimento como pessoa.
Ele se recorda da primeira vez que foi chamado de “pai”, na época pela filha mais velha. “A figura do pai representa confiança, compromisso, cuidado com outra pessoa. Saber que você é responsável por outra vida, ao mesmo tempo que dá medo, te faz o ser mais feliz do mundo. Seu filho é o seu legado”, enfatiza o pai emocionado. “Por elas, faço tudo que for preciso”.
A todos os pais, que não medem esforços para o melhor aos seus filhos, que dedicam seu tempo e esforço na educação, que ensinam o significado da palavra “amor”, que dão à vida aos seus filhos, deixamos nossa eterna gratidão. Afinal, ser pai é “amor por toda vida e por muitas vidas”. Feliz Dia dos Pais!
25/07/2018