
São mais de 5.000 quilômetros de distância, incluindo um trajeto de balsa pelo rio Amazonas. A dificuldade de transporte de Macapá a Joinville, no entanto, não foi um empecilho para Laércio Valente Dias, 55 anos. Afinal, ele desejava realizar o mais importante sonho de sua vida: o transplante renal.
Tudo começou em 2010, quando Laércio conheceu a Fundação Pró-Rim por meio da indicação de médicos e pacientes que já haviam transplantado na entidade. Após saber da qualidade e experiência da equipe da Pró-Rim (já são mais de 850 transplantes realizados), ele decidiu investir em seu sonho.
Conversou com a assistente social de sua clínica que, em trabalho conjunto com o setor de Serviço Social da Fundação Pró-Rim, conseguiu transporte gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O próprio irmão de Laércio, José Valente Dias, 42 anos, será o doador do rim de que ele tanto precisa. Ele sabe muito bem o quanto Laércio deseja mais qualidade de vida e saúde para cuidar de seus filhos e netos.
Após oito horas de viagem de avião, eles chegaram a Joinville. “Nem acredito que estamos em Santa Catarina. Nunca passou pela nossa cabeça vir para o Sul”, destaca José.
A cirurgia acontecerá nesta sexta-feira, dia 18, no Hospital Municipal São José. No próximo dia 22, Laércio completará 56 anos de idade. “Vai ser o maior presente de aniversário que eu já tive na minha vida. Essa doação do meu irmão significa muito para mim, é a minha vida. Eu nunca conseguirei retribuir essa atitude dele. Serei eternamente grato”, conta, emocionado.
Saiba o que é o Tratamento Fora do Domicílio (TFD)
Instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde – Ministério da Saúde, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.
Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica a unidades de saúde de outro município ou estado, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo.
O benefício destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar, cujo procedimento seja considerado de alta ou média complexidade.
Caso você tenha interesse em realizar transplante com a Pró-Rim, entre em contato conosco.