No dia dos namorados aproveitamos para lembrar e vibrar com uma história cheia de amor e emoções que começou com um olhar. Ele paciente de hemodiálise da Fundação Pró-Rim em Palmas/TO, ela técnica de enfermagem que diariamente atende pacientes na mesma situação que ele. Luciana Muniz, 32, é técnica de enfermagem há 2 anos na Fundação Pró-Rim e sempre manteve a seriedade no seu trabalho, mas um dia, como nos contos de fadas, o cupido flechou seu coração quando viu o paciente Fernando Gomes Bertelli, 30, na sala de hemodiálise.
“De início foram alguns olhares, mas como sabia das regras da clínica, nunca conversamos pessoalmente até o dia em que ele me mandou uma solicitação de amizade pelo facebook”, lembra Luciana.
Luciana então chamou sua gestora e falou sobre o que estava acontecendo, disse que estavam conversando através das redes sociais, mas que seu coração estava batendo mais forte. “Continuei meu trabalho normalmente e minha gestora comunicou sobre isso com o setor de Recursos Humanos, pois não sabíamos como agir, nunca havia tido uma situação parecida na unidade”, conta Luciana.
Os gestores então entraram num acordo que manteriam a Luciana na Unidade, porém trabalhando num horário diferente do Fernando para que não houvesse interferência no tratamento nem no trabalho. “Ele mudou de turno e então começamos a sair juntos e logo depois a namorar, foi muito bom poder assumir o Fernando em público, não tenho dúvidas do que sinto por ele”, diz Luciana emocionada.
Quando o assunto é o tratamento do namorado, Luciana se emociona muito, “eu convivo com a doença dele todos os dias, sei o quanto é um tratamento dolorido, por isso sempre o incentivo a fazer o transplante renal”. Antes Fernando viajava 85 km três vezes por semana, pois ele morava na cidade Miracema. Em 4 meses o casal foi morar juntos em Palmas para evitar as viagens.
No início do ano o plano era ir à Joinville em busca do transplante, mas Luciana engravidou, não estava nos planos do casal, mas decidiram que o transplante ficaria para o próximo ano. Infelizmente alguns meses depois Luciana teve um abordo espontâneo e os planos mudaram novamente. “Agora Fernando já fez a primeira consulta em Joinville para realizar os exames necessários para entrar em lista de transplante, se tudo der certo logo ele estará em lista”, explica.
“Muitas pessoas me perguntam: ‘Como você foi se apaixonar por ele, mesmo sabendo de todos esses problemas..”, eu acredito que Deus colocou um na vida do outro para que nossas vidas ganhassem sentidos diferentes. Hoje eu valorizo muito o amor, eu não sabia valorizar. Hoje eu só quero viver bem, ao lado dele e vou sempre ajudá-lo no que precisar”, se emociona Luciana.