“Ser pai não é só gerar vida, mas cuidar, proteger e acima de tudo, amar muito”. O Dia dos Pais (08/08) se aproxima e com a data, lembramos dos momentos que passamos juntos ao nosso eterno “herói”. Alguns pais são verdadeiros heróis, mesmo sem a capa sempre estão prontos para superar os obstáculos e enfrentar os inimigos para cuidar dos seus filhos. Neste dia dos Pais queremos compartilhar a história do pai Fabiano Otto e seu filho André, que lutam juntos para superar a doença renal crônica.
A rotina da família de André mudou completamente no início deste ano. Após descobrir que o menino de 9 anos estava com insuficiência renal crônica, os pais tiveram que se adaptar as internações e sessões de diálise. O pai, Fabiano, relembra como ficou surpreso com o diagnóstico do filho: “Nunca tinha ouvido falar em doença renal. Na nossa família não temos ninguém com problemas nos rins. Tudo isso foi novo para nós”.
Os primeiros sintomas que o menino apresentou foram a falta de apetite e o cansaço, somente com os inchaços pelo corpo foi descoberto que André estava com insuficiência renal. Em seguida, o menino iniciou o tratamento de diálise. “Ele também fez uma operação no coração há poucos meses, foi muito triste ver meu filho nessa situação”, relembra o pai.
-Você tem cuidado da saúde renal do seu filho? Leia as orientações dos profissionais aqui.
Nos dias em que está de folga do trabalho, Fabiano acompanha André nas sessões de hemodiálise. Antes da doença, os dois sempre estavam juntos, isso explica o apego do filho pelo pai. As atividades e brincadeira que eles faziam anteriormente, agora são feitas com mais cautela, mas sempre com a mesma alegria. Além do André, Fabiano ainda divide a atenção e o amor de pai com seus outros três filhos, de 20 anos, 14 e 01 ano.
Como todo herói, Fabiano luta contra os obstáculos e os inimigos para fazer com que seus filhos tenham uma vida feliz e com saúde. E para superar tudo isso, ele compartilha uma mensagem com os pais que também enfrentam diariamente alguma batalha por seus filhos: “Temos que ter fé e acreditar que vai dar tudo certo”!
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim