
Trocar experiências sobre captação de recursos e desenvolvimento institucional. Este foi o objetivo do encontro realizado na Fundação Pró-Rim com o profissional de captação de recursos do GRAACC, Francisco Guetti, no último dia 1 de dezembro.
O GRAACC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – é uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer, é referência nacional na captação de recursos e no engajamento social. Por este motivo, a Pró-Rim convidou o Gerente Institucional, Francisco Guetti, para uma visita em que o foco seria o compartilhamento das melhores práticas dessa área. Participaram do encontro profissionais da área de Comunicação & Marketing, Projetos, Novos negócios, além da Diretoria Executiva da Fundação Pró-Rim.
De acordo com Solenir Mielke, responsável pelo desenvolvimento de projetos de captação de recursos na Pró-Rim, o intercambio de experiências é elemento fundamental para o desenvolvimento da instituição. Além disso, proporciona a abertura para novos caminhos de captação. “É importante conhecermos a realidade umas das outras, pois muitas vezes podemos recomendar editais e projetos que possam contribuir com causas sociais que não sejam as nossas”, ressalta. Guetti confirma essa parceria colaborativa e diz que com isso forma-se uma cadeia do bem onde quem mais ganha é a sociedade.
Apesar do atual cenário econômico mundial, Francisco acredita que as doações podem até sofrer um impacto, mas que não serão assim tão graves “as pessoas contribuem, pois acreditam na causa, sabem que muitas pessoas dependem dessas doações para receberam um tratamento de qualidade, seja na nossa área, câncer infantil, como na de vocês com hemodiálise”, enfatiza.
Sobre a captação de recursos junto às empresas do segundo setor Francisco é reconhecido por estabelecer grandes parcerias e dessa forma proporcionar experiências diferenciadas aos pacientes, maior conforto e economia de custos. “A melhor maneira para estabelecer essas parcerias é mostrar a realidade do que o hospital necessita. Estreitar os laços também é muito bacana, assim eles se identificam com a causa”, comentou.
O Presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, elogiou as práticas do GRAACC e reunirá a equipe no começo da próxima semana para discutir sobre os aprendizados e os desafios de captação de recursos da instituição. Um dos principais pontos que chamou sua atenção foi o programa de voluntariado do GRAACC e a busca pelo conhecimento por parte dos profissionais: “existe uma seleção para ser voluntário, uma valorização para o profissional que se prontifica a prestar trabalho voluntário. Além disso, os profissionais que trabalham lá buscam ser referência nas áreas em que atuam, realmente muito importante e próximo do que acontece aqui também”, comenta.
A Fundação Pró-Rim e o GRAACC possuem algumas similaridades como o tempo de atuação – média 27 anos, a atuação multidisciplinar voltada ao paciente atendido e também o fato de receberem pacientes de todo o Brasil. Seus fundadores fazem parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, da Folha de SP. A maior semelhança entre elas é sua função social na área da saúde. Ambas fazem o diferencial na vida de quem precisa graças ao SIM de quem acredita nessas instituições e permite com que a Solidariedade seja a diferença na área da saúde do nosso país!