Na intenção de tornar a Fundação mais inclusiva e melhorar o atendimento de pacientes surdos, a Pró-Rim a primeira turma de colaboradores LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nível básico. As aulas foram ministradas pela professora Sueli Bartnikowsky que ministra aulas de Libras há mais de 30 anos. O curso teve duração de 4 meses, com 13 aulas durante o horário de expediente, às sextas-feiras. Além das aulas que mesclaram teoria e prática, o curso contou com a presença do Tiago e Tamires, ambos surdos, que compartilharam com os colaboradores a experiência da conversação em Libras.
Panorama de pacientes surdos em nossas clínicas
A Coordenadora de Qualidade da Fundação Pró-Rim, Carla König informou durante a cerimônia os números de pacientes com alguma necessidade auditiva. “A clínica da Pró-Rim de Joinville possui 1 paciente surdo. Em Balneário Camboriú temos 1 paciente totalmente surda e 5 com déficit auditiva. Na clínica parceira da Pró-Rim, o CTDR de Joinville, 20 pacientes possuem algum tipo de deficiência auditiva. Em Mafra, há 1 paciente surdo e 2 com deficiência auditiva. Jaraguá do Sul temos 6 pacientes com déficit auditivo, Palmas (TO), 2 pacientes fazem leitura labial e em Gurupi, 15 pacientes possuem a audição comprometida”, declara Carla.
A cerimônia de formatura contou com a presença do presidente Maycon Truppel Machado, a apresentação de um vídeo reunindo fotos das atividades realizadas durante o curso, um coral com os alunos formandos que apresentaram em libras a música “Esperando na Janela”.
Após as apresentações, foi realizada a entrega dos certificados. Confira os formandos:
Fernando Rodrigues – Comunicação Pró-Rim